Levítico 12

1

Disse o Senhor a Moisés:

Levítico 12:1 é um versículo da Bíblia que faz parte do livro de Levítico.

Levítico 12:1 faz parte de uma seção do livro de Levítico que trata das leis de purificação.

Moisés é um personagem bíblico que é mencionado em Levítico 12:1 como o destinatário da mensagem de Deus.

"Disse o Senhor a Moisés" em Levítico 12:1 indica que Deus está falando diretamente com Moisés.

História e explicação completa do versículo: Levítico 12:1

2

"Diga aos israelitas: Quando uma mulher engravidar e der à luz um menino, estará impura por sete dias, assim como está impura durante o seu período menstrual.

A impureza após o parto é uma questão ritual, não uma questão médica. A mulher é considerada impura porque ela perdeu sangue durante o parto, o que é visto como um processo de limpeza do útero.

Sete dias é um número simbólico que representa a conclusão de um ciclo. A impureza dura sete dias para simbolizar que a mulher está passando por um processo de renovação e purificação.

A impureza é removida através de um processo de purificação, que envolve a mulher tomar um banho ritual e oferecer um sacrifício no Templo.

A impureza é diferente para meninos e meninas porque o nascimento de um menino é visto como mais significativo do que o nascimento de uma menina. Isso reflete a tradição patriarcal da sociedade antiga.

História e explicação completa do versículo: Levítico 12:2

3

No oitavo dia o menino terá que ser circuncidado.

A circuncisão é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção do prepúcio do pênis.

A circuncisão é realizada no oitavo dia porque é considerado um dia de plenitude e perfeição na tradição judaica.

Apenas os meninos são circuncidados porque a circuncisão é vista como um sinal da aliança entre Deus e o povo judeu, e apenas os homens podem representar a continuidade dessa aliança.

A circuncisão pode ser dolorosa, mas é geralmente realizada com anestesia local para minimizar o desconforto.

História e explicação completa do versículo: Levítico 12:3

4

Então a mulher aguardará trinta e três dias para ser purificada do seu sangramento. Não poderá tocar em nenhuma coisa sagrada e não poderá ir ao santuário, até que se completem os dias da sua purificação.

Levítico é um livro do Antigo Testamento que contém leis e regulamentos para o povo de Israel. Este versículo em particular fala sobre a purificação de uma mulher após o parto.

"Ser purificada do seu sangramento" significa que a mulher deve passar por um período de limpeza e purificação após o parto.

A mulher não pode tocar em coisas sagradas durante esse período porque ela é considerada impura e não pode contaminar as coisas sagradas.

A mulher não pode ir ao santuário durante esse período porque ela é considerada impura e não pode entrar em um lugar sagrado.

História e explicação completa do versículo: Levítico 12:4

5

Se der à luz uma menina, estará impura por duas semanas, como durante o seu período menstrual. Nesse caso aguardará sessenta e seis dias para ser purificada do seu sangramento.

A mulher fica impura por duas semanas porque o parto é considerado uma fonte de impureza. Isso se deve ao fato de que o sangue e os fluidos corporais são liberados durante o parto, o que é considerado impuro na cultura judaica.

A mulher tem que esperar 66 dias para ser purificada porque esse é o tempo necessário para que seu corpo se recupere completamente do parto e para que o sangramento pós-parto pare completamente.

A mulher fica impura apenas quando dá à luz uma menina porque a cultura judaica valoriza mais os filhos homens do que as filhas mulheres. Portanto, o nascimento de um menino é considerado mais importante e não causa impureza.

Estar impura significa que a mulher não pode participar de certas atividades religiosas ou tocar em objetos sagrados até que se purifique.

História e explicação completa do versículo: Levítico 12:5

6

"Quando se completarem os dias da sua purificação pelo nascimento de um menino ou de uma menina, ela trará ao sacerdote, à entrada da Tenda do Encontro, um cordeiro de um ano para o holocausto e um pombinho ou uma rolinha como oferta pelo pecado.

A mulher precisava se purificar após o nascimento de um filho ou filha porque o parto era considerado um evento impuro.

O período de purificação era de 40 dias após o nascimento de um menino e de 80 dias após o nascimento de uma menina.

A mulher precisava trazer um cordeiro de um ano como holocausto como uma oferta de adoração a Deus.

A mulher precisava trazer um pombinho ou uma rolinha como oferta pelo pecado como uma confissão de sua impureza e como um pedido de perdão a Deus.

História e explicação completa do versículo: Levítico 12:6

7

Ele os oferecerá ao Senhor para fazer propiciação por ela, que ficará pura do fluxo do seu sangramento. Essa é a regulamentação para a mulher que der à luz um menino ou uma menina.

Fazer propiciação significa fazer um sacrifício para expiar pecados ou impurezas.

A mulher precisa fazer propiciação após dar à luz porque o parto é considerado um evento impuro na lei mosaica.

O fluxo de sangue mencionado em Levítico 12:7 se refere ao sangramento pós-parto.

A mulher fica impura após dar à luz porque o parto é considerado um evento impuro na lei mosaica.

História e explicação completa do versículo: Levítico 12:7

8

Se ela não tiver recursos para oferecer um cordeiro, poderá trazer duas rolinhas ou dois pombinhos, um para o holocausto e o outro para a oferta pelo pecado. Assim o sacerdote fará propiciação por ela, e ela ficará pura".

Levítico 12:8 faz parte das leis de purificação após o parto.

De acordo com a lei mosaica, uma mulher se tornava impura após dar à luz e precisava fazer uma oferta para se purificar.

A oferta de um cordeiro era para aqueles que podiam pagar, mas para aqueles que não tinham recursos, a opção era trazer duas rolinhas ou dois pombinhos.

Um holocausto era uma oferta completamente queimada, enquanto uma oferta pelo pecado era uma oferta para expiar um pecado específico.

História e explicação completa do versículo: Levítico 12:8