Levítico 11:23
Mas considerarão impuras todas as outras criaturas que enxameiam, que têm asas e que se movem pelo chão.
Significado de Levítico 11:23
Todas as criaturas que enxameiam, têm asas e se movem pelo chão, exceto algumas exceções mencionadas no capítulo.
Essas criaturas são consideradas impuras porque não são adequadas para consumo humano e podem transmitir doenças.
Se encaixam nessa categoria.
Insetos também são considerados impuros.
Algumas aves são consideradas impuras.
Alguns répteis são considerados impuros.
Alguns animais terrestres são considerados impuros.
Não se sabe ao certo, mas pode ter sido para ensinar ao povo hebreu sobre a santidade e pureza.
Essa lei foi especificamente dada aos hebreus e não se aplica a cristãos ou outras religiões.
O propósito dessa lei era ensinar aos hebreus sobre a santidade e pureza, além de protegê-los de doenças transmitidas por animais impuros.
Explicação de Levítico 11:23
A proibição de consumo de certos animais
Desde os tempos mais remotos, a alimentação sempre foi uma questão importante para a humanidade. No entanto, em algumas culturas, a escolha do que comer é mais restrita do que em outras. Na Bíblia, por exemplo, há várias referências a alimentos que são considerados impuros e, portanto, não devem ser consumidos.
Uma dessas referências está em Levítico 11:23, onde é dito que todas as criaturas que enxameiam, que têm asas e que se movem pelo chão são consideradas impuras. Essa proibição faz parte das leis alimentares judaicas, que foram estabelecidas para manter a pureza ritual do povo de Israel.
De acordo com as leis alimentares judaicas, os animais que podem ser consumidos devem ter cascos fendidos e ruminar. Isso significa que animais como vacas, ovelhas e cabras são permitidos, enquanto animais como porcos e camelos são proibidos. Além disso, animais marinhos sem barbatanas e escamas também são considerados impuros.
Essas leis alimentares são seguidas até hoje por muitos judeus praticantes, mas também são observadas por algumas denominações cristãs. No entanto, para outros cristãos, essas leis não são mais aplicáveis, pois acreditam que foram abolidas com a vinda de Jesus Cristo.
Embora a proibição de consumir certos alimentos possa parecer estranha para alguns, ela tem uma importância cultural e religiosa significativa. Para os judeus, seguir essas leis é uma forma de manter a conexão com sua história e tradição, enquanto para os cristãos que as seguem, é uma forma de honrar a Deus e manter a pureza espiritual.
Em resumo, Levítico 11:23 é uma referência bíblica que proíbe o consumo de certos animais considerados impuros pelas leis alimentares judaicas. Embora essas leis possam parecer estranhas para alguns, elas têm uma importância cultural e religiosa significativa para aqueles que as seguem.
Versões
Mas todos os outros insetos que voam e que têm quatro pés serão abominação para vocês.
Mas todos os outros insetos que andam e que voam são impuros.