Lamentações 3:15
Fez-me comer ervas amargas e fartou-me de fel.
Significado de Lamentações 3:15
O autor de Lamentações 3:15 é desconhecido, mas é geralmente atribuído a Jeremias.
Lamentações 3:15 faz parte do livro de Lamentações, que é uma coleção de poemas que lamentam a destruição de Jerusalém e a deportação do povo judeu para a Babilônia.
"Ervas amargas" em Lamentações 3:15 é uma metáfora para a experiência amarga e dolorosa que o autor está passando.
"Fartou-me de fel" em Lamentações 3:15 é outra metáfora para a amargura e tristeza que o autor está sentindo.
Deus não "faz" alguém comer ervas amargas e fartar-se de fel, mas permite que as pessoas passem por experiências difíceis como parte de seu plano maior.
O "me" em Lamentações 3:15 se refere ao autor do livro, que está expressando sua dor e sofrimento.
A mensagem principal de Lamentações 3:15 é que a vida pode ser amarga e dolorosa, mas Deus está presente mesmo nas situações mais difíceis.
Lamentações 3:15 se relaciona com outras passagens bíblicas que falam sobre a dor e o sofrimento, como o Salmo 22 e o livro de Jó.
Podemos aplicar Lamentações 3:15 em nossas vidas hoje lembrando que Deus está conosco em meio às nossas dificuldades e que podemos encontrar consolo e esperança nele.
Podemos encontrar esperança em meio a experiências amargas lembrando que Deus pode transformar até mesmo as situações mais difíceis em algo bom e que ele nos ama e cuida de nós.
Explicação de Lamentações 3:15
A experiência de comer ervas amargas e sentir o gosto do fel
Muitas vezes, em nossas vidas, passamos por momentos difíceis que nos fazem sentir como se estivéssemos comendo ervas amargas e sentindo o gosto do fel. Essa expressão é uma referência bíblica encontrada no livro de Lamentações, capítulo 3, versículo 15.
Nesse trecho, o autor expressa sua tristeza e sofrimento, afirmando que Deus o fez comer ervas amargas e fartou-o de fel. Essa é uma metáfora para descrever a amargura da vida, a dor e o sofrimento que ele estava passando.
O livro de Lamentações é uma coleção de poemas que expressam a tristeza e a dor do povo de Israel após a destruição de Jerusalém. O autor, que é desconhecido, provavelmente era um dos sobreviventes da cidade e testemunhou a destruição e o exílio do povo.
Voltando ao versículo em questão, a expressão "comer ervas amargas" é uma referência à Páscoa judaica, em que os judeus comem ervas amargas para lembrar a amargura da escravidão no Egito. Já a expressão "fartar-se de fel" é uma referência ao livro de Jó, em que o personagem sente o gosto amargo do fel em sua boca.
Essa referência bíblica é uma forma de expressar a tristeza e o sofrimento que o autor estava passando. Ele se sentia como se estivesse comendo ervas amargas e sentindo o gosto do fel, ou seja, sua vida estava amarga e cheia de dor.
No entanto, apesar de toda a tristeza e sofrimento, o autor ainda tinha esperança em Deus. Ele afirma que a misericórdia de Deus é renovada a cada manhã e que a fidelidade de Deus é grande. Essa esperança é uma mensagem importante para todos nós, que passamos por momentos difíceis em nossas vidas.
Em resumo, a referência bíblica de Lamentações 3:15 é uma metáfora para descrever a amargura da vida e o sofrimento que podemos enfrentar. No entanto, essa passagem também nos ensina que devemos ter esperança em Deus, que é fiel e misericordioso.
Versões
Fartou-me de amarguras, e me saciou de absinto. Vau —
Deus me encheu de comidas amargas e me fez beber fel até eu não poder mais.