Juízes 7:12

12

Os midianitas, os amalequitas e todos os outros povos que vinham do leste haviam se instalado no vale; eram numerosos como nuvens de gafanhotos. Assim como não se pode contar a areia da praia, também não se podia contar os seus camelos.

Significado do Versículo

Os midianitas e os amalequitas eram povos inimigos de Israel mencionados várias vezes na Bíblia.

Eles vieram do leste, provavelmente da região da Arábia.

Eles se instalaram no vale, uma região próxima a Israel.

Eles eram numerosos como nuvens de gafanhotos, o que indica um grande exército.

A comparação com nuvens de gafanhotos enfatiza a grande quantidade de pessoas e a ameaça que representavam para Israel.

Os camelos eram animais de transporte e comércio muito valiosos na época, e a quantidade de camelos que esses povos possuíam era um sinal de sua riqueza e poder.

A comparação com a areia da praia enfatiza a impossibilidade de contar esses povos e sua grande quantidade.

Juízes é um livro que relata a história de Israel após a morte de Josué, quando o povo se afastou de Deus e enfrentou diversas ameaças de povos inimigos.

Este versículo destaca a grande ameaça que os midianitas, amalequitas e outros povos representavam para Israel e a necessidade de Deus intervir para salvá-los.

A mensagem que podemos extrair deste versículo é que, mesmo diante de ameaças aparentemente impossíveis de enfrentar, Deus é capaz de nos salvar e proteger.

Explicação de Juízes 7:12

A invasão dos povos do leste no vale

Houve um tempo em que o vale era um lugar pacífico, com pastos verdes e florescendo. As pessoas viviam em harmonia, cuidando de seus rebanhos e plantações. Mas um dia, tudo mudou. Os midianitas, os amalequitas e outros povos do leste invadiram o vale, trazendo consigo uma nuvem de destruição e caos.

Eles eram numerosos como nuvens de gafanhotos, e seus camelos pareciam não ter fim. Os moradores do vale ficaram apavorados, pois nunca tinham visto tanta gente junta em um só lugar. Eles sabiam que não podiam lutar contra aqueles povos, pois eram muito mais fortes e numerosos.

Os invasores começaram a saquear as plantações e a matar os animais dos moradores do vale. Eles não tinham piedade de ninguém, nem mesmo das mulheres e crianças. Os moradores do vale ficaram desesperados e não sabiam o que fazer.

Foi então que um homem chamado Gideão surgiu como líder. Ele reuniu um exército de homens corajosos e decidiu enfrentar os invasores. Mas Deus disse a Gideão que ele não precisava de um exército tão grande para vencer a batalha. Ele deveria escolher apenas alguns homens, para que todos soubessem que a vitória não era obra deles, mas sim de Deus.

Gideão obedeceu a Deus e escolheu apenas trezentos homens. Eles foram para a batalha com apenas tochas, jarros e trombetas. Quando chegaram ao acampamento dos invasores, eles tocaram suas trombetas e quebraram seus jarros, fazendo com que as tochas brilhassem no escuro.

Os invasores ficaram confusos e começaram a lutar uns contra os outros, pensando que estavam sendo atacados por um exército muito maior. Eles fugiram do vale, deixando para trás seus camelos e todas as suas riquezas.

Os moradores do vale ficaram maravilhados com a vitória de Gideão e seus homens. Eles perceberam que Deus estava com eles e que não precisavam ter medo dos invasores. A partir daquele dia, o vale voltou a ser um lugar pacífico e próspero, graças à coragem e fé de Gideão e seus homens.

Versões

12

Os midianitas, os amalequitas e todos os povos do Oriente cobriam o vale como uma nuvem de gafanhotos. Os camelos deles eram uma multidão inumerável como a areia que está na praia do mar.

12

Os midianitas, os amalequitas e os povos do deserto estavam espalhados no vale, como uma nuvem de gafanhotos. Eles e os seus camelos eram tantos como os grãos de areia da praia do mar.