Juízes 21:22

22

Quando os pais ou irmãos delas se queixarem a nós diremos: Tenham misericórdia deles, pois não conseguimos mulheres para eles durante a guerra, e vocês são inocentes, visto que não lhes deram suas filhas".

Juízes 21:22

Significado de Juízes 21:22

A passagem está localizada no livro de Juízes, que descreve um período de transição entre a conquista da terra prometida e a monarquia em Israel.

Os personagens envolvidos são os homens da tribo de Benjamim, as outras tribos de Israel e as mulheres de Jabes-Gileade.

Os homens de Benjamim estavam em desvantagem porque haviam perdido muitos guerreiros em uma batalha contra as outras tribos.

As outras tribos decidiram atacar Benjamim porque eles se recusaram a entregar os homens culpados pelo estupro e assassinato de uma mulher.

A solução encontrada foi permitir que os homens de Benjamim se casassem com as mulheres de Jabes-Gileade.

Os pais e irmãos das mulheres de Jabes-Gileade foram poupados porque não haviam participado da guerra contra Benjamim.

A expressão "Tenham misericórdia deles" significa que os homens de Benjamim não deveriam ser punidos pelos pecados de seus antepassados.

Os homens de Jabes-Gileade foram escolhidos porque haviam se recusado a participar da guerra contra Benjamim e, portanto, não tinham nenhuma ligação com a disputa.

As mulheres são retratadas como vítimas da guerra e como solução para o problema de Benjamim.

A mensagem principal da passagem é que a guerra e a violência só trazem sofrimento e que a misericórdia e a compaixão devem ser exercidas mesmo em situações difíceis.

Explicação de Juízes 21:22

A história da justificativa para a falta de mulheres durante a guerra

Durante um período de guerra, os homens da tribo de Benjamim foram forçados a lutar e muitos perderam suas vidas. Quando a guerra acabou, as outras tribos perceberam que não havia mulheres suficientes para se casar com os homens sobreviventes de Benjamim. Então, eles decidiram enviar mensageiros para encontrar mulheres solteiras em outras tribos e oferecê-las em casamento para os homens de Benjamim.

No entanto, as outras tribos ficaram preocupadas com a possibilidade de seus filhos ou irmãos se casarem com homens de Benjamim, que haviam sido considerados traidores durante a guerra. Então, eles fizeram um acordo: se os pais ou irmãos das mulheres solteiras se queixassem, eles diriam que não tinham mulheres suficientes para os homens de Benjamim durante a guerra e que os outros eram inocentes por não terem dado suas filhas.

Assim, quando os mensageiros encontraram mulheres solteiras em Jabes-Gileade, eles ofereceram-nas em casamento para os homens de Benjamim. No entanto, quando os pais e irmãos das mulheres descobriram que elas seriam enviadas para se casar com homens de Benjamim, eles ficaram indignados e se recusaram a permitir que isso acontecesse.

Então, os anciãos de Israel se reuniram e decidiram que as mulheres de Jabes-Gileade seriam poupadas, mas que outras mulheres solteiras seriam encontradas para os homens de Benjamim. Eles fizeram isso para garantir a sobrevivência da tribo de Benjamim e evitar a extinção da linhagem.

No final, as mulheres de Jabes-Gileade foram poupadas e outras mulheres solteiras foram encontradas para os homens de Benjamim. Eles foram capazes de se casar e começar novas famílias, garantindo a sobrevivência da tribo de Benjamim.

O versículo em questão, Juízes 21:22, é a justificativa que os anciãos de Israel deram para os pais e irmãos das mulheres solteiras, dizendo que eles eram inocentes por não terem dado suas filhas para os homens de Benjamim durante a guerra. Essa história mostra a importância da sobrevivência da tribo e como os anciãos de Israel trabalharam juntos para garantir que isso acontecesse.

Versões

Bíblia NAA
22

Quando os pais ou os irmãos delas vierem se queixar a nós, diremos: "Tenham pena deles por amor de nós, pois, na guerra contra Jabes-Gileade, não conseguimos mulheres para todos eles. E vocês não as deram a eles, pois neste caso seriam culpados de quebrar o juramento."

Bíblia NTLH
22

Assim, quando os pais ou irmãos delas vierem se queixar, nós poderemos dizer: “Por favor, deixem que elas fiquem, pois na batalha contra Jabes-Gileade não conseguimos mulheres para todos os benjamitas. E vocês não serão culpados de quebrarem a promessa, pois não deram as suas filhas a eles: elas foram roubadas.”