Juízes 20:44

44

Dezoito mil benjamitas morreram, todos eles soldados valentes.

Juízes 20:44

Significado de Juízes 20:44

Os benjamitas são uma das doze tribos de Israel, descendentes de Benjamim, o filho mais novo de Jacó.

Os benjamitas foram derrotados em uma guerra contra as outras tribos de Israel.

Dezoito mil benjamitas morreram na guerra.

Os benjamitas foram mortos em batalha pelos soldados das outras tribos de Israel.

A causa da guerra foi o estupro e assassinato de uma mulher levita pelos benjamitas.

As outras tribos de Israel foram lideradas por Fíneas, neto de Arão, o sumo sacerdote.

As outras tribos de Israel venceram a guerra contra os benjamitas.

As outras tribos de Israel ficaram aliviadas e agradecidas pela vitória.

A guerra causou uma grande divisão e tensão entre as tribos de Israel.

A mensagem principal da passagem bíblica é a importância da justiça e da unidade entre as tribos de Israel.

Explicação de Juízes 20:44

A batalha sangrenta que dizimou um exército inteiro

Era uma época de conflitos e guerras, quando as tribos de Israel lutavam entre si pelo poder e pela terra. Em uma dessas batalhas, os benjamitas, uma das tribos mais fortes e valentes, enfrentaram as outras tribos de Israel em um combate feroz e sangrento. A luta foi tão intensa que, ao final, dezoito mil benjamitas haviam perdido a vida, todos eles soldados valentes.

O versículo bíblico de Juízes 20:44 é uma referência a essa batalha, que ficou conhecida como a Guerra de Gibeá. Tudo começou quando um levita, que viajava com sua concubina, foi acolhido por um homem em Gibeá, uma cidade de Benjamim. Durante a noite, porém, os homens da cidade cercaram a casa do homem e exigiram que ele entregasse o levita para que fosse abusado sexualmente. O homem, desesperado, ofereceu sua concubina em seu lugar, e ela foi violentada e morta pelos homens.

O levita, indignado com o ocorrido, cortou o corpo da concubina em pedaços e enviou-os para todas as tribos de Israel, convocando-as a se unirem contra os benjamitas. As tribos se reuniram em Mizpá e decidiram ir à guerra contra Benjamim. No primeiro dia de batalha, os benjamitas venceram, matando cerca de 22 mil homens de Israel. No segundo dia, porém, as tribos de Israel conseguiram uma vitória esmagadora, matando 18 mil benjamitas.

A batalha foi tão violenta que quase exterminou a tribo de Benjamim. Os poucos sobreviventes fugiram para as montanhas e se esconderam. As tribos de Israel, por sua vez, ficaram horrorizadas com a carnificina e se arrependeram de ter ido à guerra. Decidiram então fazer as pazes com os benjamitas e ajudá-los a se reerguer. Para isso, permitiram que os sobreviventes se casassem com mulheres de outras tribos de Israel, para que pudessem ter filhos e manter sua linhagem.

A história da Guerra de Gibeá é uma das mais sangrentas e tristes da Bíblia, mostrando como a violência e a vingança podem levar a um ciclo interminável de morte e destruição. O versículo de Juízes 20:44 é um lembrete sombrio desse episódio, que deixou marcas profundas na história de Israel e na memória coletiva do povo judeu.

Versões

Bíblia NAA
44

Dos filhos de Benjamim foram mortos dezoito mil homens, todos estes homens valentes.

Bíblia NTLH
44

Dezoito mil dos melhores soldados benjamitas foram mortos.