Juízes 20:13

13

Agora, entreguem esses canalhas de Gibeá, para que os matemos e eliminemos esse mal de Israel". Mas os benjamitas não quiseram ouvir seus irmãos israelitas.

Juízes 20:13

Significado de Juízes 20:13

Os israelitas estavam falando.

Eles queriam matar os benjamitas.

Os benjamitas não quiseram entregar os homens de Gibeá.

Houve uma guerra entre os israelitas e os benjamitas.

Porque os homens de Gibeá haviam cometido um crime terrível.

Os benjamitas eram uma das doze tribos de Israel.

A tribo de Benjamim era conhecida por ser guerreira e ter muitos arqueiros habilidosos.

Os benjamitas eram irmãos dos outros israelitas, mas havia tensões entre as tribos.

Eles se recusaram a entregar os homens de Gibeá e lutaram contra os outros israelitas.

No final, os benjamitas foram derrotados e quase exterminados, mas alguns sobreviventes foram poupados e a tribo foi restaurada.

Explicação de Juízes 20:13

A história da recusa dos benjamitas em entregar os culpados de Gibeá

Em um momento de grande crise em Israel, as tribos se uniram para lutar contra o mal que havia se espalhado em Gibeá. Depois de uma terrível violência cometida contra uma mulher, os israelitas exigiram que os culpados fossem entregues para que pudessem ser punidos. No entanto, os benjamitas se recusaram a entregar seus irmãos, e a guerra se seguiu.

A história começa com a terrível violência cometida contra uma mulher em Gibeá, uma cidade da tribo de Benjamim. A mulher foi abusada e morta por um grupo de homens da cidade, e seu marido a encontrou morta na rua. Ele cortou seu corpo em pedaços e enviou-os para todas as tribos de Israel, exigindo justiça.

As tribos se reuniram em Mispá para discutir o que deveria ser feito. Eles decidiram que os culpados deveriam ser entregues para que pudessem ser punidos. Os benjamitas, no entanto, se recusaram a entregar seus irmãos. Eles se uniram e se prepararam para lutar contra as outras tribos.

Os israelitas tentaram resolver a situação pacificamente, mas os benjamitas não cederam. A guerra se seguiu, e as tribos de Israel sofreram muitas perdas. Eles foram derrotados em duas batalhas, mas não desistiram.

Finalmente, eles buscaram a ajuda de Deus e pediram orientação. Deus lhes disse que deveriam atacar Gibeá novamente, mas desta vez com uma estratégia diferente. Eles seguiram as instruções de Deus e finalmente conseguiram vencer a batalha.

Os benjamitas foram derrotados, e a tribo foi quase completamente destruída. Apenas 600 homens sobreviveram. As outras tribos de Israel ficaram horrorizadas com o que havia acontecido e se arrependeram de ter lutado contra seus irmãos.

A história de Juízes 20:13 é uma história de violência, guerra e arrependimento. É uma história que nos lembra do poder da unidade e da importância de buscar a orientação de Deus em momentos de crise. Também nos lembra da importância da justiça e da responsabilidade individual, mesmo quando isso significa enfrentar nossos próprios irmãos.

Versões

Bíblia NAA
13

E agora entreguem-nos aqueles homens, homens malignos, que estão em Gibeá, para que os matemos e tiremos esse mal do meio de Israel. Mas os filhos de Benjamim não quiseram ouvir a voz de seus irmãos, os filhos de Israel.

Bíblia NTLH
13

Exigimos que vocês nos entreguem agora esses homens imorais para que nós os matemos. Assim tiraremos esse mal do meio do povo de Israel. Mas o povo de Benjamim não deu atenção aos outros israelitas.