Juízes 2:3

3

Portanto, agora lhes digo que não os expulsarei da presença de vocês; eles serão seus adversários, e os deuses deles serão uma armadilha para vocês".

Juízes 2:3

Significado de Juízes 2:3

O narrador do livro de Juízes está falando.

"Eles" se refere aos povos que os israelitas não expulsaram da terra prometida.

Significa que Deus não expulsará os inimigos dos israelitas por eles, mas permitirá que eles permaneçam na terra.

Isso significa que os inimigos dos israelitas se tornarão seus adversários e lutarão contra eles.

Os "deuses deles" se referem aos deuses dos povos que os israelitas não expulsaram.

Isso significa que os deuses dos povos inimigos dos israelitas os levarão à idolatria e à desobediência a Deus.

Deus permitiria isso como uma consequência da desobediência dos israelitas em não expulsar seus inimigos da terra.

Isso significa que os israelitas terão que lutar contra seus inimigos e resistir à tentação de adorar seus deuses.

Os israelitas deveriam permanecer fiéis a Deus e obedecer aos seus mandamentos, confiando em sua proteção e ajuda.

A mensagem geral deste versículo é que a desobediência a Deus tem consequências e pode levar à tentação e à luta contra inimigos.

Explicação de Juízes 2:3

A advertência divina sobre a permanência dos inimigos

Há um versículo na Bíblia que traz uma advertência divina sobre a permanência dos inimigos. Ele diz que não serão expulsos da presença do povo, e que os deuses desses adversários serão uma armadilha para eles. Essa passagem é encontrada no livro de Juízes, capítulo 2, versículo 3.

O livro de Juízes conta a história do povo de Israel após a morte de Josué, que havia liderado a conquista da terra prometida. Os juízes eram líderes escolhidos por Deus para governar e proteger o povo, mas muitas vezes eles se desviavam e o povo se afastava de Deus. Isso resultava em opressão por parte dos inimigos, até que o povo se arrependia e clamava por socorro.

No capítulo 2, Deus fala ao povo por meio de um anjo, lembrando-os de como os havia libertado do Egito e conduzido à terra prometida. Ele diz que havia feito um pacto com eles, mas que eles haviam quebrado esse pacto ao adorar outros deuses. Por isso, Deus não expulsaria os inimigos do povo, mas permitiria que eles fossem uma prova para o povo, para ver se eles se manteriam fiéis a Ele.

A referência bíblica em questão é parte dessa advertência divina. Deus diz que os inimigos serão adversários do povo, e que seus deuses serão uma armadilha. Isso significa que os inimigos usariam sua religião para enganar e seduzir o povo de Israel, levando-os a se afastar de Deus e adorar outros deuses.

Infelizmente, essa profecia se cumpriu muitas vezes ao longo da história de Israel. O povo se desviava de Deus, adorava outros deuses e sofria opressão por parte dos inimigos. Mas sempre que se arrependiam e clamavam por socorro, Deus levantava um juiz para libertá-los e restaurar sua aliança com Ele.

Hoje em dia, essa passagem pode nos lembrar da importância de permanecermos fiéis a Deus, mesmo quando enfrentamos adversidades. Não devemos nos deixar seduzir por outras religiões ou filosofias que nos afastem de Deus. Em vez disso, devemos confiar em Deus e buscar Sua orientação em todas as coisas. E se nos desviarmos, podemos ter certeza de que Deus sempre estará pronto para nos perdoar e nos restaurar, se nos arrependermos e clamarmos por Sua ajuda.

Versões

Bíblia NAA
3

Por isso, também eu disse: "Não expulsarei esses povos da presença de vocês; pelo contrário, eles serão seus adversários, e os deuses deles serão uma armadilha para vocês."

Bíblia NTLH
3

Agora eu digo que não tirarei este povo do caminho de vocês. Eles serão seus inimigos, e os deuses deles vão ser tentações para vocês.