Juízes 17:3

3

Quando ele devolveu os treze quilos de prata à mãe, ela disse: "Consagro solenemente a minha prata ao Senhor para que o meu filho faça uma imagem esculpida e um ídolo de metal. Eu a devolvo a você".

Juízes 17:3

Significado de Juízes 17:3

Um homem não identificado.

Ela queria que seu filho fizesse uma imagem esculpida e um ídolo de metal.

Fazer uma imagem esculpida e um ídolo de metal.

Consagrar algo ao Senhor significa dedicá-lo a Ele e reconhecer Sua soberania.

Não há indicação de que ela esperava ganhar algo em troca.

A imagem esculpida e o ídolo de metal eram objetos de adoração pagã.

A consagração da prata ao Senhor foi usada para financiar a criação de ídolos.

A passagem bíblica nos ensina que a idolatria é uma prática pecaminosa.

A mensagem é que devemos adorar somente a Deus e não colocar nossa fé em objetos feitos pelo homem.

Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje em dia, lembrando-nos de que a adoração de ídolos é um pecado e que devemos colocar nossa fé em Deus.

Explicação de Juízes 17:3

A história da mãe que consagrou sua prata ao Senhor para que seu filho fizesse uma imagem esculpida e um ídolo de metal

No livro de Juízes, há uma história intrigante sobre uma mãe que consagra sua prata ao Senhor para que seu filho faça uma imagem esculpida e um ídolo de metal. O versículo em questão é o Juízes 17:3, que relata o momento em que a mãe devolve os treze quilos de prata ao filho e diz que a consagra ao Senhor.

Essa história se passa em um período em que Israel estava sem um líder espiritual e político, e cada um fazia o que achava certo aos seus próprios olhos. Nesse contexto, um jovem chamado Mica, da tribo de Efraim, rouba a prata de sua mãe e, ao confessar o crime, ela decide consagrá-la ao Senhor.

No entanto, em vez de usar a prata para ajudar a construir o templo ou para fins religiosos, ela pede que seu filho faça uma imagem esculpida e um ídolo de metal. Esse pedido é uma clara violação do segundo mandamento, que proíbe a adoração de imagens esculpidas.

Mica, então, contrata um levita para ser seu sacerdote particular e constrói um santuário em sua casa, onde coloca a imagem e o ídolo feitos com a prata consagrada. Ele acredita que, por ter um sacerdote e um santuário em casa, terá a bênção de Deus e prosperidade em sua vida.

Essa história é um exemplo do quão longe o povo de Israel estava da vontade de Deus naquele período. A mãe de Mica, ao consagrar sua prata para a construção de ídolos, mostra a falta de conhecimento e obediência à lei de Deus. Mica, ao construir um santuário particular e contratar um sacerdote, mostra a falta de entendimento sobre a natureza do sacerdócio e do templo.

Essa história também é um alerta para nós sobre a importância de conhecer a vontade de Deus e obedecê-la. Não podemos fazer o que achamos certo aos nossos próprios olhos, mas devemos seguir os mandamentos de Deus e buscar a sua vontade em nossas vidas.

Versões

Bíblia NAA
3

Assim, ele devolveu as mil e cem moedas de prata à sua mãe, que disse: — De minha parte dedico esta prata ao Senhor Deus a favor de meu filho. Será usada para fazer uma imagem de escultura e uma de fundição. Por isso, agora eu devolvo esta prata a você.

Bíblia NTLH
3

Então ele devolveu à sua mãe as mil e cem barras de prata. E ela disse: — Meu filho, para tirar a maldição de cima de você, vou dar esta prata como oferta ao Senhor . Ela será usada para fazer um ídolo de madeira, folheado a prata. Por isso eu devolvo agora esta prata a você.