Juízes 16:12
Dalila o amarrou com cordas novas. Depois, tendo homens escondidos no quarto, ela o chamou: "Sansão, os filisteus o estão atacando! " Mas ele arrebentou as cordas de seus braços como se fossem uma linha.
Significado de Juízes 16:12
Dalila era uma mulher filistéia que se tornou amante de Sansão.
Sansão era um juiz de Israel que tinha força sobrenatural.
Dalila queria descobrir o segredo da força de Sansão para entregá-lo aos filisteus.
Dalila chamou Sansão para enganá-lo e permitir que os filisteus o capturassem.
As cordas novas eram um tipo de corda que nunca havia sido usada antes, tornando-as mais fortes.
Sansão conseguiu arrebentar as cordas por causa de sua força sobrenatural.
Os homens escondidos no quarto eram filisteus que estavam esperando para capturar Sansão.
Dalila estava ajudando os filisteus porque eles a subornaram com dinheiro.
Depois disso, Dalila continuou tentando descobrir o segredo da força de Sansão e finalmente conseguiu. Ela entregou Sansão aos filisteus, que o cegaram e o prenderam.
O significado espiritual dessa passagem pode ser interpretado de várias maneiras, incluindo a importância de não confiar em pessoas que não são confiáveis e a necessidade de proteger nossas fraquezas e segredos.
Explicação de Juízes 16:12
A traição de uma mulher e a força de um homem
A história de um homem forte e corajoso que foi traído por uma mulher é contada em um dos capítulos do livro de Juízes. A referência bíblica 16:12 descreve o momento em que Dalila, a mulher que Sansão amava, o traiu e o entregou aos seus inimigos.
Sansão era um juiz de Israel, escolhido por Deus para liderar o seu povo. Ele tinha uma força sobrenatural, que vinha dos seus cabelos, que nunca haviam sido cortados. Mas, apesar de sua força, ele era um homem fraco quando se tratava de mulheres. Ele se apaixonou por Dalila, uma mulher filistéia, que foi subornada pelos líderes do seu povo para descobrir o segredo da sua força.
Dalila tentou de várias maneiras descobrir o segredo de Sansão, mas ele sempre conseguia escapar. Finalmente, ela o convenceu a contar o segredo de sua força: se seus cabelos fossem cortados, ele perderia sua força. Sansão confiou em Dalila e contou o segredo, mas quando ela cortou seus cabelos, ele perdeu sua força e foi capturado pelos filisteus.
Dalila amarrou Sansão com cordas novas e chamou os homens escondidos no quarto para atacá-lo. Mas, mesmo amarrado, Sansão ainda tinha a força de um homem. Ele arrebentou as cordas de seus braços como se fossem uma linha e lutou contra os filisteus. Ele matou muitos deles, mas acabou sendo capturado novamente.
Sansão foi levado para Gaza, onde foi cegado e forçado a trabalhar como escravo. Mas, mesmo cego e fraco, ele ainda tinha a força de um homem. Ele pediu a Deus que lhe desse força mais uma vez para se vingar dos filisteus. Deus ouviu sua oração e lhe deu força suficiente para derrubar as colunas do templo filisteu, matando todos os líderes do povo inimigo e morrendo junto com eles.
A história de Sansão e Dalila é uma história de traição e vingança, mas também é uma história de redenção. Sansão, que havia se afastado de Deus por causa de seu amor por Dalila, se arrependeu e pediu perdão. Deus lhe concedeu força mais uma vez, não para se vingar, mas para cumprir o seu propósito e libertar o seu povo.
Versões
Dalila pegou cordas novas e o amarrou. Depois disse: — Sansão, os filisteus vêm vindo aí! Dalila havia deixado alguns homens escondidos no seu quarto. Mas Sansão arrebentou as cordas de seus braços como se fossem um fio de linha.
Aí Dalila pegou cordas novas e amarrou os braços dele. Depois gritou: — Sansão! Os filisteus estão chegando! Os homens estavam novamente escondidos, esperando no outro quarto. Mas Sansão arrebentou as cordas como se fossem fios de linha.