Juízes 15:4

4

Então saiu, capturou trezentas raposas e as amarrou aos pares pela cauda. Depois prendeu uma tocha em cada par de caudas,

Juízes 15:4

Significado de Juízes 15:4

Sansão capturou trezentas raposas para se vingar dos filisteus, que haviam queimado a plantação de trigo dele.

Sansão amarrou as raposas pela cauda para que elas não pudessem se soltar e fugir.

Amarrar as raposas pela cauda era uma forma de controlá-las e garantir que elas não fugissem.

Sansão prendeu uma tocha em cada par de caudas para que as raposas pudessem correr pelos campos e queimar as plantações dos filisteus.

Prender uma tocha nas caudas das raposas era uma forma de criar uma arma improvisada para atacar os filisteus.

O objetivo de Sansão era se vingar dos filisteus e causar prejuízo a eles.

As consequências da ação de Sansão foram a destruição das plantações dos filisteus e a intensificação do conflito entre eles e os israelitas.

A mensagem que podemos extrair dessa passagem é que a vingança pode ter consequências negativas e que a violência gera mais violência. Além disso, a passagem também mostra a determinação de Sansão em proteger sua propriedade e seu povo.

Explicação de Juízes 15:4

A incrível estratégia de Sansão para se vingar dos filisteus

Sansão, o lendário juiz de Israel, estava furioso com os filisteus por terem queimado sua esposa e seu sogro. Determinado a se vingar, ele teve uma ideia inusitada: capturar trezentas raposas e amarrá-las aos pares pela cauda. Em seguida, ele prendeu uma tocha em cada par de caudas e soltou as raposas nos campos de trigo dos filisteus.

Os animais, aterrorizados pelo fogo, correram desesperadamente pelos campos, incendiando tudo ao seu redor. Os filisteus, surpresos e atônitos, não conseguiram conter o fogo e viram suas plantações serem destruídas em questão de minutos.

Sansão, por sua vez, observava tudo de longe, satisfeito com sua vingança. Mas sua ação não passou despercebida pelos filisteus, que decidiram se vingar ainda mais cruelmente. Eles atacaram a cidade de Judá, onde Sansão estava escondido, e exigiram que os habitantes entregassem o juiz.

Com medo das consequências, os homens de Judá concordaram em entregar Sansão aos filisteus. Mas o juiz, mais uma vez, mostrou sua força e coragem. Ele pegou uma queixada de jumento e matou mil filisteus, deixando seus inimigos em choque e admiração.

A história de Sansão e as raposas é uma das mais famosas e impressionantes da Bíblia. Ela mostra a determinação e a astúcia do juiz de Israel, que usou uma estratégia inusitada para se vingar dos filisteus. Além disso, ela também revela a força física e a coragem de Sansão, que não se deixou abater pelos inimigos e lutou até o fim.

Hoje em dia, a história de Sansão e as raposas é lembrada como um exemplo de criatividade e ousadia. Ela nos ensina que, mesmo diante das maiores dificuldades, é possível encontrar soluções inovadoras e surpreendentes para nossos problemas. E nos inspira a sermos corajosos e determinados em nossas lutas, assim como Sansão foi em sua época.

Versões

Bíblia NAA
4

Então saiu, apanhou trezentas raposas e pegou um bom número de tochas. Amarrou as raposas duas a duas pela cauda e prendeu uma tocha em cada par.

Bíblia NTLH
4

Então caçou trezentas raposas, amarrou-as duas a duas pelos rabos e prendeu em cada par de rabos uma tocha.