Juízes 15:14

14

Quando ia chegando a Leí, os filisteus foram ao encontro dele aos gritos. Mas o Espírito do Senhor apossou-se dele. As cordas em seus braços se tornaram como fibra de linho queimada, e os laços caíram das suas mãos.

Juízes 15:14

Significado de Juízes 15:14

O protagonista da história é Sansão, um juiz de Israel.

Leí é uma cidade na região de Judá.

Os filisteus foram ao encontro de Sansão para capturá-lo.

"O Espírito do Senhor apossou-se dele" significa que Deus concedeu a Sansão uma força sobrenatural para lutar contra os filisteus.

As cordas em seus braços eram as cordas que os filisteus haviam usado para amarrá-lo.

Não há uma explicação clara na passagem sobre como as cordas se tornaram como fibra de linho queimada, mas é possível que isso tenha sido um milagre divino.

Os laços que caíram de suas mãos eram as cordas que os filisteus haviam usado para amarrá-lo.

O significado geral da passagem é que Deus pode conceder força sobrenatural a seus servos para lutar contra seus inimigos.

Essa passagem faz parte de uma série de histórias sobre Sansão, que é um dos juízes de Israel que Deus usou para libertar seu povo da opressão.

A mensagem que podemos extrair dessa passagem é que Deus é capaz de conceder força sobrenatural a seus servos quando eles confiam nele e lutam por sua causa.

Explicação de Juízes 15:14

A força divina que libertou Sansão das mãos dos filisteus

Sansão, o juiz de Israel, havia se apaixonado por uma mulher filisteia chamada Dalila. Ela, por sua vez, foi subornada pelos líderes filisteus para descobrir o segredo da força sobrenatural de Sansão, que lhe permitia derrotar seus inimigos. Após muita insistência, Dalila conseguiu arrancar a verdade de Sansão: seu cabelo nunca havia sido cortado e era o símbolo de seu voto de nazireu, uma promessa de consagração a Deus.

Com essa informação em mãos, Dalila cortou o cabelo de Sansão enquanto ele dormia e o entregou aos filisteus. Eles o prenderam, cegaram seus olhos e o levaram para Gaza, onde o colocaram para trabalhar como escravo. Sansão, agora fraco e humilhado, clamou a Deus por ajuda.

Foi então que os filisteus decidiram fazer uma festa em honra de seu deus Dagom e convocaram Sansão para ser exibido como um troféu. Quando ele chegou ao local da festa, os filisteus começaram a zombar dele e a provocá-lo. Mas, de repente, algo incrível aconteceu: o Espírito do Senhor se apoderou de Sansão e ele recuperou sua força sobrenatural.

Com uma mandíbula de jumento que encontrou no chão, Sansão matou mil filisteus e fugiu para a cidade de Etã, onde se escondeu em uma caverna. Os filisteus, furiosos, enviaram um exército para capturá-lo. Quando Sansão saiu da caverna, os filisteus foram ao seu encontro aos gritos. Mas, mais uma vez, o Espírito do Senhor se apoderou dele e ele se libertou das cordas que o prendiam, matando mil homens com a mandíbula de jumento.

Depois desse episódio, Sansão liderou Israel por mais 20 anos, até que foi traído por outra mulher filisteia e morreu junto com seus inimigos em um ato de vingança final. A história de Sansão é uma das mais conhecidas da Bíblia e mostra como a força humana é limitada e como a intervenção divina pode mudar completamente o rumo dos acontecimentos.

Versões

Bíblia NAA
14

Quando Sansão chegou a Leí, os filisteus foram gritando ao encontro dele. Mas o Espírito do Senhor de tal maneira se apossou de Sansão, que as cordas que ele tinha nos braços se tornaram como fios de linho queimados, e as amarras que ele tinha nas mãos se soltaram.

Bíblia NTLH
14

Quando Sansão chegou a Leí, os filisteus, gritando, vieram encontrá-lo. Mas o Espírito do Senhor fez com que Sansão ficasse forte. E ele arrebentou as cordas que amarravam os seus braços e as suas mãos, como se fossem fios de linha queimados.