Juízes 13:20

20

Quando a chama do altar subiu ao céu, o Anjo do Senhor subiu na chama. Vendo isso, Manoá e à sua mulher prostraram-se, rosto em terra.

Juízes 13:20

Significado de Juízes 13:20

O Anjo do Senhor subiu na chama.

O Anjo do Senhor.

Manoá e sua esposa.

Eles se prostraram, rosto em terra.

A passagem bíblica faz parte do livro de Juízes, que conta a história de Israel após a morte de Josué.

Manoá era um homem que havia sido escolhido por Deus para ser o pai de Sansão.

A passagem bíblica nos ensina que Deus está presente em todos os lugares e que podemos encontrá-lo em momentos inesperados.

A prostração de Manoá e sua esposa demonstra humildade e reverência diante da presença de Deus.

Podemos aplicar essa passagem bíblica em nossas vidas buscando a presença de Deus em todos os momentos e nos prostrando diante dele com humildade e reverência.

A mensagem principal que podemos extrair dessa passagem bíblica é que Deus está presente em todos os lugares e que devemos buscar a sua presença com humildade e reverência.

Explicação de Juízes 13:20

A história da aparição divina em meio à chama do altar

Manoá e sua esposa eram um casal estéril que vivia na tribo de Dã, em Israel. Certo dia, a esposa de Manoá recebeu a visita de um anjo do Senhor, que lhe anunciou que ela teria um filho que seria um nazireu, consagrado a Deus desde o ventre materno. O anjo também instruiu a mulher a não beber vinho, nem comer nada impuro durante a gestação.

Manoá, ao saber da visita do anjo, orou a Deus pedindo que o anjo voltasse para lhes dar mais instruções sobre como criar o filho que estava por vir. Deus ouviu a oração de Manoá e enviou novamente o anjo, que apareceu a ambos enquanto eles estavam sentados debaixo de uma árvore.

Manoá perguntou ao anjo qual seria o nome dele, e o anjo respondeu que não era necessário saber seu nome, mas sim que deveriam oferecer um sacrifício a Deus. Manoá então preparou um cabrito e um cereal, e ofereceu-os como holocausto sobre uma rocha. Quando a chama do altar subiu ao céu, o Anjo do Senhor subiu na chama. Vendo isso, Manoá e sua esposa prostraram-se, rosto em terra.

Manoá, impressionado com a aparição divina, perguntou ao anjo se ele poderia ficar para jantar. O anjo respondeu que não comeria nada, mas que Manoá deveria oferecer o sacrifício a Deus. Manoá então perguntou novamente qual seria o nome do anjo, mas o anjo respondeu que seu nome era maravilhoso demais para ser revelado.

Manoá e sua esposa ficaram temerosos ao perceberem que haviam visto um anjo do Senhor face a face. A esposa de Manoá disse a ele que certamente morreriam, pois tinham visto a Deus. Mas Manoá respondeu que se Deus tivesse querido matá-los, não teria aceitado o sacrifício que haviam oferecido.

O anjo então desapareceu diante dos olhos de Manoá e sua esposa, e eles perceberam que haviam sido abençoados com a presença divina. A partir daquele dia, Manoá e sua esposa criaram o filho que Deus lhes havia dado, e o menino cresceu forte e sábio, cumprindo sua missão como nazireu e servo de Deus.

Versões

Bíblia NAA
20

Aconteceu que, enquanto a chama que saiu do altar subia para o céu, o Anjo do Senhor subiu nela. Ao verem isso, Manoá e a sua mulher se prostraram com o rosto em terra.

Bíblia NTLH
20

Enquanto as chamas subiam do altar, Manoá e a sua mulher viram o Anjo do Senhor subir para o céu, no meio das chamas. Aí se ajoelharam e encostaram o rosto no chão.