Juízes 13:16
O anjo do Senhor respondeu: "Se eu ficar, não comerei nada. Mas, se você preparar um holocausto, ofereça-o ao Senhor". Manoá não sabia que ele era o anjo do Senhor.
Significado de Juízes 13:16
O anjo do Senhor é um mensageiro divino enviado por Deus.
O anjo do Senhor disse a Manoá que se ele preparasse um holocausto, deveria oferecê-lo ao Senhor.
O anjo do Senhor não queria comer porque ele não era um ser humano, mas sim um ser espiritual.
Um holocausto é um sacrifício queimado inteiramente no altar como uma oferta a Deus.
O anjo do Senhor pediu para Manoá oferecer um holocausto ao Senhor como uma forma de adoração e agradecimento a Deus.
Manoá não sabia que o anjo do Senhor era um anjo, ele pensou que era um homem comum.
Manoá pensava que o anjo do Senhor era um homem comum que tinha vindo para dar uma mensagem.
Depois que Manoá ofereceu um holocausto ao Senhor, o anjo do Senhor subiu ao céu em uma chama de fogo.
Manoá ficou com medo e percebeu que tinha visto o Senhor face a face.
A mensagem que o anjo do Senhor deixou para Manoá e sua esposa foi que eles teriam um filho que seria um nazireu e que deveriam criá-lo de acordo com as leis de Deus.
Explicação de Juízes 13:16
A resposta do anjo divino à oferta de Manoá
Manoá, um homem de Zorá, era casado com uma mulher estéril. Certo dia, um anjo do Senhor apareceu à sua esposa e lhe disse que ela conceberia e daria à luz um filho. O anjo instruiu que o menino deveria ser consagrado a Deus desde o ventre e que ele seria um nazireu, ou seja, um homem consagrado a Deus desde o nascimento, abstendo-se de bebidas alcoólicas e cortando o cabelo.
Manoá, ao saber do encontro de sua esposa com o anjo, orou a Deus para que o anjo voltasse e lhe desse instruções sobre como criar o menino. Deus ouviu a oração de Manoá e enviou novamente o anjo. Manoá perguntou ao anjo qual seria o modo de criação do menino e o anjo respondeu que a esposa de Manoá deveria abster-se de bebidas alcoólicas e de alimentos impuros durante a gestação.
Manoá, querendo oferecer algo ao anjo, perguntou o que ele poderia fazer para honrá-lo. O anjo respondeu que se Manoá preparasse um holocausto e o oferecesse ao Senhor, seria suficiente. Manoá preparou o holocausto e o ofereceu ao Senhor, enquanto o anjo subia ao céu na chama do holocausto.
Manoá e sua esposa perceberam que o anjo era divino e ficaram temerosos. Manoá temeu pela sua vida, mas sua esposa o tranquilizou, dizendo que se o Senhor quisesse matá-los, não teria aceitado o holocausto. A esposa de Manoá deu à luz um filho e o chamou de Sansão. Sansão cresceu e se tornou um dos juízes de Israel, famoso por sua força sobrenatural.
O versículo em questão mostra a resposta do anjo do Senhor à oferta de Manoá. O anjo não aceitou a oferta de alimento, mas pediu um holocausto em honra ao Senhor. O holocausto era um sacrifício em que o animal era completamente queimado no altar, simbolizando a completa entrega a Deus. O anjo do Senhor, ao pedir um holocausto, mostrou que a oferta de Manoá deveria ser uma entrega completa a Deus, não apenas um gesto de hospitalidade.
Versões
Porém o Anjo do Senhor disse a Manoá: — Ainda que você me convide, não comerei a sua comida. Mas, se você preparar um holocausto, ofereça-o ao Senhor . Acontece que Manoá não sabia que aquele era o Anjo do Senhor .
Manoá não sabia que aquele era o Anjo do Senhor . E disse: — Por favor, não vá embora ainda. Espere, que nós vamos cozinhar um cabrito para você. — Se eu ficar, não comerei a sua comida! — respondeu o Anjo. — Mas, se você quiser prepará-la, então queime-a como oferta ao Senhor .