Juízes 10:8

8

que naquele ano os humilharam e os oprimiram. Durante dezoito anos oprimiram a todos os israelitas do lado leste do Jordão, em Gileade, terra dos amorreus.

Juízes 10:8

Significado de Juízes 10:8

Os amorreus oprimiram e humilharam os israelitas.

Os israelitas foram oprimidos por 18 anos.

Os israelitas foram oprimidos no lado leste do Jordão, em Gileade.

A terra dos amorreus era uma região montanhosa que se estendia desde o sul da Síria até o norte da Palestina.

Os israelitas foram oprimidos porque abandonaram o Senhor e adoraram outros deuses.

Os amorreus eram um povo cananeu que habitava a região montanhosa da Palestina.

Os israelitas clamaram ao Senhor por ajuda e arrependimento.

Não há registro de intervenção divina durante esses 18 anos.

O Senhor levantou um juiz chamado Jefté para liderar os israelitas na batalha contra os amorreus.

Essa opressão foi um lembrete para os israelitas da importância de seguir o Senhor e não adorar outros deuses.

Explicação de Juízes 10:8

A opressão dos amorreus sobre os israelitas do lado leste do Jordão

Durante um longo período da história de Israel, os amorreus foram uma grande ameaça para o povo de Deus. Eles eram um povo guerreiro e cruel, que não poupava esforços para subjugar os israelitas e tomar suas terras. Foi nesse contexto que ocorreu a opressão descrita em Juízes 10:8.

Segundo o relato bíblico, os amorreus humilharam e oprimiram os israelitas por dezoito anos seguidos. Durante todo esse tempo, os habitantes de Gileade, região situada do lado leste do Jordão, foram subjugados e explorados pelos seus opressores. Eles não tinham paz nem liberdade, e viviam sob a constante ameaça de ataques e invasões.

Essa situação de opressão e sofrimento só começou a mudar quando os israelitas clamaram a Deus por ajuda. Eles se arrependeram de seus pecados e se voltaram para o Senhor, pedindo que Ele os libertasse das mãos dos amorreus. E Deus, em sua infinita misericórdia, ouviu o clamor do seu povo e levantou um libertador para eles.

Esse libertador foi Jefté, um homem valente e corajoso que liderou os israelitas em uma grande batalha contra os amorreus. Com a ajuda de Deus, Jefté conseguiu derrotar seus inimigos e libertar o povo de Gileade da opressão que sofria há tantos anos.

A história de Jefté e sua vitória sobre os amorreus é um exemplo poderoso da fidelidade de Deus para com o seu povo. Mesmo quando eles se afastam dele e se entregam ao pecado, Deus está sempre pronto a perdoar e a ajudar. E quando clamamos a Ele em meio às nossas dificuldades, podemos ter certeza de que Ele nos ouve e nos socorre, assim como fez com os israelitas de Gileade.

Versões

Bíblia NAA
8

os quais, nesse mesmo ano, esmagaram e oprimiram os filhos de Israel. Durante dezoito anos, oprimiram todos os filhos de Israel que estavam do outro lado do Jordão, na terra dos amorreus, que está em Gileade.

Bíblia NTLH
8

Naquele mesmo ano eles derrotaram os israelitas e os escravizaram. Durante dezoito anos eles escravizaram todos os israelitas que viviam em Gileade, a leste do rio Jordão, na terra dos amorreus.