Juízes 10:11
O Senhor respondeu: "Quando os egípcios, os amorreus, os amonitas, os filisteus,
Significado de Juízes 10:11
A pergunta não é mencionada na passagem.
Egípcios, amorreus, amonitas e filisteus.
Os amonitas eram inimigos dos israelitas.
Os filisteus eram inimigos dos israelitas.
Os egípcios já haviam escravizado os israelitas no passado.
Os amorreus eram um povo que habitava a terra prometida aos israelitas.
O Senhor mencionou esses povos para lembrar os israelitas de como eles haviam sido libertados e protegidos anteriormente.
Os israelitas estavam sofrendo opressão dos amonitas naquele momento.
"Quando os egípcios, os amorreus, os amonitas, os filisteus, os sidônios, os amalequitas e os maonitas oprimiram vocês e clamaram a mim por socorro, eu os livrei das mãos deles."
Explicação de Juízes 10:11
A resposta de Deus aos líderes de Israel diante de sua crise
Durante o período dos Juízes em Israel, o povo constantemente se afastava de Deus e se entregava à idolatria e a outros pecados. Como consequência, eles eram frequentemente oprimidos por nações vizinhas, que os escravizavam e os obrigavam a pagar tributos. Em um desses momentos de crise, os líderes de Israel clamaram a Deus por ajuda e Ele respondeu com a citação de Juízes 10:11.
Nesse versículo, Deus relembra os líderes de Israel de todas as nações que Ele já havia libertado o povo no passado, incluindo os egípcios, os amorreus, os amonitas e os filisteus. Ele estava dizendo que, assim como havia libertado o povo dessas nações, Ele também poderia libertá-los da opressão atual.
A história por trás dessa citação começa com a morte de Abimeleque, um dos juízes de Israel. Depois de sua morte, o povo voltou a se afastar de Deus e se entregou à idolatria. Como consequência, Deus permitiu que os amonitas os oprimissem por dezoito anos. O povo clamou a Deus por ajuda e Ele respondeu através de um líder chamado Jefté.
Jefté era um homem valente e corajoso, mas também era filho de uma prostituta e havia sido expulso de sua casa pelos seus irmãos. Quando os líderes de Israel o procuraram para liderar o exército contra os amonitas, Jefté inicialmente recusou, lembrando-os de que eles o haviam expulsado da sua casa. No entanto, depois de muita insistência, ele concordou em liderar o exército.
Antes de ir para a batalha, Jefté fez um voto a Deus, prometendo que, se Ele lhe desse a vitória, ele sacrificaria a primeira coisa que saísse de sua casa ao seu encontro. Jefté liderou o exército de Israel em uma grande batalha contra os amonitas e Deus lhe deu a vitória.
No entanto, quando Jefté voltou para casa, a primeira coisa que saiu ao seu encontro foi sua filha, que ele havia prometido sacrificar. Jefté ficou arrasado, mas cumpriu o seu voto e sacrificou a sua filha a Deus.
Essa história é um exemplo da fidelidade de Deus em libertar o Seu povo da opressão, mesmo quando eles se afastam Dele. A citação de Juízes 10:11 é um lembrete para os líderes de Israel de que Deus já havia libertado o povo no passado e que Ele poderia fazê-lo novamente. É um lembrete de que Deus é fiel às Suas promessas e que Ele sempre cumpre a Sua palavra.
Versões
E o Senhor respondeu aos filhos de Israel: — Quando os egípcios, os amorreus, os filhos de Amom, os filisteus,
E o Senhor respondeu: — No passado os egípcios, os amorreus, os amonitas, os filisteus,