Josué 4:18

18

Quando os sacerdotes que carregavam a arca da aliança do Senhor saíram do Jordão, mal tinham posto os pés em terra seca, as águas do Jordão voltaram ao seu lugar, e cobriram como antes as suas margens.

Josué 4:18

Significado de Josué 4:18

Os sacerdotes estavam carregando a arca da aliança do Senhor.

As águas do Jordão voltaram ao seu lugar e cobriram as margens como antes.

Deus fez com que as águas do Jordão se abrissem.

Os sacerdotes carregavam a arca da aliança como um símbolo da presença de Deus.

A arca da aliança representava a presença de Deus entre o povo de Israel.

As águas do Jordão se abriram como um sinal do poder de Deus e para permitir que o povo de Israel atravessasse o rio.

O propósito da travessia do Jordão era permitir que o povo de Israel entrasse na terra prometida.

Josué liderou o povo de Israel na travessia do Jordão.

As margens do Jordão foram cobertas pelas águas novamente.

Esse evento foi importante para o povo de Israel porque mostrou o poder de Deus e confirmou que eles estavam seguindo a vontade de Deus ao entrar na terra prometida.

Explicação de Josué 4:18

A incrível história da travessia do Jordão pelos hebreus e a volta das águas

Quando os hebreus finalmente chegaram às margens do Rio Jordão, liderados por Josué, após anos de peregrinação pelo deserto, sabiam que precisavam atravessar o rio para chegar à Terra Prometida. A travessia, no entanto, não seria fácil, pois as águas do Jordão estavam altas e impetuosas naquela época do ano.

Mas Josué confiava em Deus e, seguindo suas instruções, ordenou que os sacerdotes carregassem a Arca da Aliança até as margens do rio. Quando os pés dos sacerdotes tocaram a água, um milagre aconteceu: as águas do Jordão começaram a se afastar, abrindo um caminho seco para que os hebreus pudessem atravessar.

Enquanto os hebreus caminhavam pelo leito do rio, as águas permaneciam afastadas, como se uma parede invisível as mantivesse afastadas. Quando todos haviam atravessado, Josué ordenou que doze homens, um de cada tribo, pegasse uma pedra do leito do rio e a levasse consigo para o outro lado.

Essas pedras foram empilhadas no local onde os sacerdotes haviam parado com a Arca da Aliança, como um memorial para lembrar a todos os hebreus do grande milagre que Deus havia realizado naquele dia. E foi nesse momento que aconteceu o segundo milagre: assim que os sacerdotes saíram do rio, as águas voltaram a correr, cobrindo as margens do Jordão como antes.

Esse versículo, Josué 4:18, é uma referência a esse segundo milagre, quando as águas do Jordão voltaram ao seu lugar assim que os sacerdotes que carregavam a Arca da Aliança pisaram em terra seca. É um testemunho do poder de Deus e de sua fidelidade em cumprir suas promessas aos seus filhos.

Para os hebreus, a travessia do Jordão foi um momento crucial em sua história, pois representou a entrada na Terra Prometida e o cumprimento da promessa de Deus a Abraão. E a volta das águas do Jordão foi um lembrete de que Deus estava sempre presente, protegendo e guiando seu povo em sua jornada.

Versões

Bíblia NAA
18

Quando os sacerdotes que levavam a arca da aliança do Senhor saíram do meio do Jordão, e as plantas dos seus pés se puseram na terra seca, as águas do Jordão voltaram ao seu lugar e corriam como antes, sobre todas as suas ribanceiras.

Bíblia NTLH
18

E, depois que os sacerdotes saíram do Jordão e pisaram a terra seca, o rio começou a correr de novo e cobriu as margens como antes.