Josué 22:8

8

dizendo: "Voltem para casa com as riquezas que juntaram: grandes rebanhos, prata, ouro, bronze e ferro, e muitas roupas. Dividam com os seus irmãos os despojos de seus inimigos".

Significado do Versículo

As palavras foram ditas por Josué.

As palavras foram dirigidas às tribos de Rúben, Gade e a metade da tribo de Manassés.

As riquezas mencionadas incluem grandes rebanhos, prata, ouro, bronze e ferro, e muitas roupas.

Os israelitas conseguiram essas riquezas através da conquista de territórios inimigos.

Os "irmãos" mencionados são as outras tribos de Israel.

Os despojos dos inimigos são os bens materiais que foram tomados dos inimigos durante a conquista.

Os despojos foram divididos de acordo com as instruções de Deus e de Josué.

Os israelitas foram instruídos a dividir os despojos com seus irmãos para promover a unidade e a solidariedade entre as tribos de Israel.

Depois que os despojos foram divididos, as tribos de Rúben, Gade e a metade da tribo de Manassés voltaram para suas terras a leste do Jordão.

Este verso é importante porque mostra a generosidade e a unidade entre as tribos de Israel, bem como a fidelidade de Josué em seguir as instruções de Deus.

Explicação de Josué 22:8

A ordem de dividir os despojos de guerra

Em Josué 22:8, é dada uma ordem para os guerreiros israelitas que voltavam da batalha: dividir com seus irmãos os despojos de guerra que haviam conquistado. Essa ordem foi dada por Josué, o líder de Israel após a morte de Moisés, e tinha como objetivo promover a união entre as tribos de Israel.

A história começa com a conquista da terra prometida por Israel. Depois de muitas batalhas e dificuldades, as tribos de Israel finalmente haviam tomado posse da terra que Deus havia prometido a Abraão. Mas, mesmo depois de tantas lutas, ainda havia inimigos que precisavam ser derrotados.

Foi então que Josué convocou as tribos de Rúben, Gade e a metade da tribo de Manassés, que haviam recebido terras do outro lado do rio Jordão, para ajudar na conquista dos inimigos que ainda restavam. Essas tribos aceitaram o desafio e lutaram bravamente ao lado de seus irmãos.

Depois de muitas batalhas, os inimigos foram derrotados e as tribos de Israel voltaram para suas terras. Foi nesse momento que Josué deu a ordem para dividir os despojos de guerra com seus irmãos. Essa ordem tinha como objetivo mostrar que, mesmo tendo recebido terras do outro lado do rio Jordão, as tribos de Rúben, Gade e a metade da tribo de Manassés ainda eram parte do povo de Israel e deveriam ajudar seus irmãos em todas as lutas.

Além disso, a ordem de dividir os despojos de guerra também tinha um significado simbólico. Ela mostrava que, mesmo depois de tantas lutas e dificuldades, os israelitas ainda eram um povo unido e que deveriam compartilhar suas riquezas e bênçãos uns com os outros.

Assim, as tribos de Israel voltaram para suas terras com grandes riquezas e despojos de guerra, mas também com a certeza de que eram parte de um povo unido e que deveriam sempre ajudar e compartilhar com seus irmãos. Essa ordem de Josué se tornou um exemplo de união e solidariedade para o povo de Israel e é lembrada até hoje como uma das grandes lições da história bíblica.

Versões

8

e lhes disse: — Voltem para as suas tendas com grandes riquezas, com muito gado, prata, ouro, bronze, ferro e muitas roupas. Repartam com os seus irmãos o despojo que tomaram dos inimigos.

8

e disse: — Vocês estão voltando para casa muito ricos, com muito gado, prata, ouro, bronze, ferro e grande quantidade de roupas. Repartam com os seus irmãos israelitas aquilo que vocês tomaram dos inimigos.