Josué 2:5

5

Ao anoitecer, na hora de fechar a porta da cidade, eles partiram. Não sei por onde foram. Corram atrás deles. Talvez os alcancem".

Josué 2:5

Significado de Josué 2:5

A pessoa que está falando é uma das mulheres que ajudou os espiões de Israel a escapar da cidade de Jericó.

"Eles" são os espiões de Israel.

A porta da cidade precisava ser fechada ao anoitecer como medida de segurança para proteger os moradores da cidade de possíveis invasores ou ladrões.

A pessoa que está falando não sabe por onde "eles" foram porque os espiões escaparam sorrateiramente da cidade.

Os guardas da cidade estão sendo instruídos a correr atrás dos espiões.

"Eles" são os espiões de Israel.

O objetivo de alcançar "eles" é capturá-los e impedi-los de espionar a cidade.

A pessoa que está falando acredita que é possível alcançar "eles" porque os espiões não estão muito longe da cidade.

O contexto geral dessa passagem é a história da conquista de Jericó por Israel.

Essa passagem se relaciona com o restante do livro de Josué porque mostra como os espiões de Israel conseguiram informações importantes sobre a cidade de Jericó antes de sua conquista.

Explicação de Josué 2:5

A perseguição incansável

Em uma cidade antiga, cercada por muralhas imponentes, vivia uma mulher chamada Raabe. Ela era conhecida por todos como uma prostituta, mas poucos sabiam que ela era também uma espiã. Raabe observava tudo o que acontecia na cidade e repassava as informações para os inimigos de seu povo.

Certo dia, dois homens estranhos chegaram à cidade. Eles eram espiões enviados pelo líder do exército inimigo para obter informações sobre a cidade. Raabe os acolheu em sua casa e os escondeu no telhado, sob um monte de linho.

Mas a notícia da chegada dos espiões se espalhou rapidamente e logo os soldados da cidade começaram a procurá-los. Raabe, temendo pela vida dos homens, os alertou sobre a busca e os orientou a fugir pela janela de sua casa, que dava para fora das muralhas.

Antes de partir, os espiões agradeceram a Raabe por sua ajuda e ela pediu que eles fizessem um acordo com ela. Ela queria que, quando o exército invadisse a cidade, sua família fosse poupada. Os homens concordaram e pediram que ela pendurasse um cordão vermelho na janela de sua casa, para que eles soubessem qual era a sua residência.

Os espiões partiram e Raabe ficou com medo de ser descoberta. Ela sabia que, se fosse pega, seria morta. Então, ela mentiu para os soldados da cidade, dizendo que os homens haviam partido há pouco tempo e que ela não sabia para onde tinham ido.

Os soldados acreditaram em sua mentira e saíram em busca dos espiões. Raabe, aliviada, pendurou o cordão vermelho na janela de sua casa, como combinado.

Os espiões conseguiram escapar da cidade e voltaram para o acampamento do líder do exército inimigo. Eles relataram tudo o que haviam visto e ouvido em sua missão, incluindo a ajuda de Raabe.

O líder do exército ficou impressionado com a coragem e a lealdade de Raabe e decidiu poupar sua família quando invadisse a cidade. E assim foi feito. Quando o exército atacou a cidade, a casa de Raabe foi a única que ficou de pé. Sua família foi poupada e ela passou a viver em paz com eles.

A história de Raabe e dos espiões é contada no livro de Josué, no Antigo Testamento da Bíblia. O versículo 2:5 é uma das falas dos soldados da cidade, que corriam atrás dos espiões na tentativa de capturá-los. A história é um exemplo de como a coragem e a lealdade podem mudar o destino de uma pessoa e de sua família.

Versões

Bíblia NAA
5

Quando o portão da cidade ia ser fechado, sendo já escuro, eles saíram. Não sei para onde foram. Se forem depressa atrás deles, ainda os alcançarão.

Bíblia NTLH
5

Quando já estava escuro, e o portão da cidade ia ser fechado, eles saíram. Eu não sei para onde foram. Mas, se vocês forem depressa atrás deles, ainda poderão pegá-los.