Josué 2:3
Diante disso, o rei de Jericó enviou esta mensagem a Raabe: "Mande embora os homens que entraram em sua casa, pois vieram espionar a terra toda".
Significado de Josué 2:3
Raabe era uma prostituta que morava em Jericó.
O rei de Jericó queria capturar os espiões e impedir que eles informassem os hebreus sobre as defesas da cidade.
A missão dos espiões era obter informações sobre Jericó e preparar a invasão da cidade pelos hebreus.
Os espiões chegaram à casa de Raabe porque ela era uma das poucas casas na cidade que ficava próxima às muralhas.
Raabe escondeu os espiões porque acreditava que os hebreus eram poderosos e que Jericó seria conquistada por eles.
Raabe sabia que os espiões eram hebreus porque eles falavam hebraico e tinham um comportamento diferente dos habitantes de Jericó.
Raabe ficou com medo, mas decidiu ajudar os espiões porque acreditava que isso poderia salvar a sua vida e a de sua família.
Raabe pediu para ser poupada quando Jericó fosse conquistada porque ela havia ajudado os espiões e acreditava que os hebreus seriam misericordiosos com ela.
Os espiões escaparam de Jericó descendo pela janela da casa de Raabe, com a ajuda de uma corda.
O papel de Raabe na conquista de Jericó foi fornecer informações aos espiões e ajudá-los a escapar da cidade. Ela também marcou a sua casa com um cordão escarlate, para que os hebreus soubessem que ela e a sua família deveriam ser poupados.
Explicação de Josué 2:3
A mensagem do rei de Jericó para Raabe: a história por trás de uma referência bíblica
Em um dos capítulos do livro de Josué, encontramos a história de Raabe, uma prostituta que vivia em Jericó. Quando dois espiões israelitas chegaram à cidade, eles se esconderam na casa de Raabe. Mas alguém os viu entrando lá e logo a notícia chegou ao rei de Jericó. Ele enviou uma mensagem a Raabe, exigindo que ela entregasse os espiões.
Raabe, porém, escondeu os espiões em seu telhado e mentiu para os soldados do rei, dizendo que os homens já haviam partido da cidade. Ela sabia que os israelitas eram poderosos e que Deus estava com eles, e decidiu ajudá-los. Em troca, pediu que eles poupassem sua vida e a de sua família quando invadissem a cidade.
Os espiões concordaram com o acordo e, quando os israelitas atacaram Jericó, Raabe e sua família foram salvas. Ela se tornou uma das poucas pessoas de fora do povo de Israel a ser mencionada na genealogia de Jesus, e é lembrada como uma mulher de grande fé e coragem.
O versículo em questão é parte da mensagem que o rei de Jericó enviou a Raabe, exigindo que ela entregasse os espiões. É interessante notar que, mesmo sendo uma prostituta e uma estrangeira, Raabe foi capaz de enganar os soldados do rei e proteger os espiões. Sua história é um exemplo de como Deus pode usar pessoas improváveis para cumprir seus propósitos.
Além disso, a história de Raabe mostra que Deus não faz acepção de pessoas. Ele não se importa com a origem, a profissão ou a reputação de alguém. O que importa é a fé e a disposição de obedecer a Ele. Raabe foi uma mulher de fé, que arriscou sua vida para ajudar os espiões israelitas. E Deus a recompensou por isso.
Em resumo, a referência bíblica Josué 2:3 é parte da mensagem que o rei de Jericó enviou a Raabe, exigindo que ela entregasse os espiões israelitas que estavam escondidos em sua casa. Raabe, porém, os protegeu e mentiu para os soldados do rei. Sua história é um exemplo de como Deus pode usar pessoas improváveis para cumprir seus propósitos e de como Ele não faz acepção de pessoas.
Versões
Por isso, o rei de Jericó mandou dizer a Raabe: — Traga para fora esses homens que vieram a você e que estão aí em sua casa, porque vieram espiar toda a terra.
Então o rei mandou para Raabe o seguinte recado: — Os homens que estão na sua casa vieram para espionar toda a terra! Traga esses dois para fora!