Josué 14:12

12

Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu".

Significado do Versículo

Josué está falando com Calebe.

A região montanhosa é a terra de Hebrom.

Enaquins eram uma tribo de gigantes que viviam na região.

Josué está confiando na promessa de Deus de que Ele estará com ele e o ajudará a expulsar os enaquins.

Josué planeja expulsar os enaquins com a ajuda de Deus.

Os enaquins eram uma ameaça porque eram uma tribo de gigantes e suas cidades eram grandes e fortificadas.

Deus prometeu essa região a Josué quando ele liderou os espiões para explorar a terra.

Josué sabia que os enaquins viviam lá porque os espiões relataram isso a ele.

Josué sabia que as cidades eram grandes e fortificadas porque os espiões relataram isso a ele.

Essa passagem mostra a fé e a confiança de Josué em Deus e a importância da obediência a Deus na conquista da terra prometida.

Explicação de Josué 14:12

A Promessa Divina de uma Terra Montanhosa Conquistada

A história de Josué 14:12 começa com a promessa de Deus a Moisés de uma terra fértil e abundante para o povo de Israel. Josué, sucessor de Moisés, liderou o povo em sua jornada pelo deserto até a entrada na Terra Prometida. A região montanhosa em questão era uma das áreas mais disputadas e temidas pelos inimigos de Israel, pois era habitada pelos enaquins, um povo forte e guerreiro.

Caleb, um dos espias enviados por Moisés para explorar a terra, foi um dos poucos que acreditaram na promessa divina de que a terra seria conquistada. Ele e Josué foram os únicos da geração anterior que sobreviveram à jornada de 40 anos pelo deserto e estavam prontos para liderar a conquista da terra prometida.

Caleb, agora com 85 anos, pediu a Josué que lhe desse a região montanhosa que Deus havia prometido a ele. Ele sabia que a tarefa não seria fácil, pois os enaquins eram um povo forte e suas cidades eram grandes e fortificadas. Mas Caleb tinha fé na promessa de Deus e sabia que, com a ajuda divina, ele poderia expulsar os inimigos da terra.

Josué, reconhecendo a coragem e a fé de Caleb, concedeu-lhe o seu pedido. Caleb partiu para a região montanhosa com sua tribo e, com a ajuda de Deus, conquistou a terra. Ele expulsou os enaquins e tomou posse da região montanhosa que Deus havia prometido a ele.

A história de Josué 14:12 é uma história de fé, coragem e confiança na promessa divina. Caleb acreditou na promessa de Deus, mesmo quando todos os outros espias estavam com medo e duvidavam da capacidade de Israel de conquistar a terra. Ele esperou pacientemente por 45 anos para que a promessa fosse cumprida e, quando chegou a hora, ele não hesitou em lutar pela terra que Deus havia prometido a ele.

Essa história nos ensina que, quando confiamos em Deus e em suas promessas, podemos superar qualquer obstáculo e conquistar qualquer terra. Caleb não era mais jovem e nem tão forte quanto os enaquins, mas ele tinha fé em Deus e isso foi suficiente para que ele conquistasse a terra prometida. Que possamos seguir o exemplo de Caleb e confiar na promessa divina em todas as áreas de nossas vidas.

Versões

12

Dê-me agora este monte de que o Senhor falou naquele dia, pois, naquele dia, você ouviu que lá estavam os anaquins, morando em cidades grandes e fortificadas. Se o Senhor Deus estiver comigo, poderei expulsá-los, como ele mesmo prometeu.

12

Agora me dê essa região montanhosa que o Senhor me prometeu quando os meus companheiros e eu demos o relatório. Naquele tempo dissemos a você que os gigantes anaquins estavam lá, morando em grandes cidades cercadas de muralhas. Se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei, como ele prometeu.