Josué 10:4

4

"Venham para cá e ajudem-me a atacar Gibeom, pois ela fez a paz com Josué e com os israelitas".

Josué 10:4

Significado de Josué 10:4

O personagem que fala essa frase não é identificado.

O contexto da passagem é a conquista de Canaã pelos israelitas.

Gibeom era uma cidade cananeia.

Gibeom fez a paz com Josué e com os israelitas porque temia ser destruída por eles.

O personagem que fala na passagem quer atacar Gibeom porque ela fez a paz com Josué e com os israelitas, e ele não concorda com isso.

Os israelitas são o povo liderado por Josué que está conquistando Canaã.

Depois do ataque a Gibeom, os israelitas descobriram que a cidade havia feito a paz com eles e decidiram não destruí-la.

Essa passagem mostra a importância da aliança e da fidelidade na história de Israel.

Essa passagem se relaciona com outras histórias bíblicas que falam sobre a conquista de Canaã pelos israelitas, como a história de Jericó.

A mensagem que podemos tirar dessa passagem para a nossa vida hoje é a importância da paz e da fidelidade nas nossas relações com os outros.

Explicação de Josué 10:4

A traição de Gibeom: a história do pedido de ajuda de um rei

No livro de Josué, há um relato sobre um rei chamado Adoni-Zedeque, que governava uma cidade chamada Jerusalém. Ele ficou sabendo que a cidade de Gibeom havia feito um acordo de paz com os israelitas liderados por Josué. Adoni-Zedeque ficou furioso com essa notícia, pois sabia que Gibeom era uma cidade forte e estrategicamente importante.

Então, Adoni-Zedeque convocou outros quatro reis da região para se unirem a ele em um ataque contra Gibeom. Esses reis eram de Hebrom, Jarmute, Laquis e Eglom. Juntos, eles formaram um grande exército e marcharam em direção a Gibeom.

No entanto, os habitantes de Gibeom ficaram apavorados com a chegada do exército inimigo e decidiram pedir ajuda aos israelitas. Eles enviaram mensageiros a Josué, pedindo que ele viesse em seu socorro.

Josué, por sua vez, reuniu seus homens e marchou durante toda a noite para chegar a Gibeom. Quando os inimigos viram o exército de Josué, ficaram surpresos e assustados. Mas Adoni-Zedeque não desistiu facilmente. Ele convocou seus homens para a batalha e o combate começou.

A luta foi feroz, mas os israelitas conseguiram vencer os inimigos. Durante a batalha, Josué pediu a Deus que parasse o sol para que ele pudesse continuar lutando até que todos os inimigos fossem derrotados. E Deus atendeu ao seu pedido, fazendo com que o sol parasse no céu por um dia inteiro.

No final, os israelitas conseguiram vencer a batalha e salvar Gibeom. Adoni-Zedeque e seus aliados foram capturados e executados. A cidade de Gibeom se tornou parte do reino de Israel e seus habitantes se tornaram servos dos israelitas.

Essa história é um exemplo da importância da fidelidade e da honra na cultura bíblica. Gibeom havia feito um acordo de paz com os israelitas, mas Adoni-Zedeque e seus aliados não respeitaram esse acordo. Em vez disso, eles tentaram trair Gibeom e atacá-la. Mas Deus protegeu os israelitas e os ajudou a vencer a batalha.

O versículo em questão, "Venham para cá e ajudem-me a atacar Gibeom, pois ela fez a paz com Josué e com os israelitas", é uma frase dita por Adoni-Zedeque para convocar seus aliados para a batalha. Essa frase mostra a falta de honra e a traição dos reis que se uniram a ele. Mas, no final, a justiça prevaleceu e os israelitas venceram a batalha.

Versões

Bíblia NAA
4

— Venham até aqui e me ajudem. Vamos atacar Gibeão, porque fez paz com Josué e com os filhos de Israel.

Bíblia NTLH
4

— Venham me ajudar a atacar Gibeão porque o povo de lá fez um acordo de paz com Josué e com o povo de Israel.