Josué 10:1
Sucedeu que Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, soube que Josué tinha conquistado Ai e a tinha destruído totalmente, fazendo com Ai e seu rei o que fizera com Jericó e seu rei, e que o povo de Gibeom tinha feito a paz com Israel e estava vivendo no meio deles.
Significado de Josué 10:1
Adoni-Zedeque é o rei de Jerusalém.
Ai é uma cidade que foi conquistada e destruída por Josué.
Jericó foi conquistada por Josué antes da conquista de Ai.
O rei de Jericó é desconhecido nesta passagem.
Gibeom é uma cidade que fez a paz com Israel.
"Fazer a paz" significa chegar a um acordo pacífico.
O povo de Gibeom fez a paz com Israel para evitar serem conquistados e destruídos.
"Viver no meio deles" significa que o povo de Gibeom passou a viver entre os israelitas.
Josué conquistou Ai usando uma estratégia militar que envolveu uma emboscada.
Adoni-Zedeque ficou preocupado com a conquista de Ai porque percebeu que Israel estava se tornando uma ameaça para a região e para o seu próprio reino.
Explicação de Josué 10:1
A Conquista de Ai e a Paz com Gibeom
Após a vitória em Jericó, Josué e seu exército partiram para conquistar a cidade de Ai. Porém, ao contrário do que esperavam, foram derrotados e tiveram que recuar. Josué, então, buscou orientação divina e descobriu que um dos soldados havia desobedecido às ordens de Deus, roubando objetos sagrados de Jericó.
Com o problema resolvido, Josué liderou novamente seu exército contra Ai e dessa vez obteve sucesso, destruindo completamente a cidade. A notícia da vitória chegou aos ouvidos de Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, que ficou preocupado com a possibilidade de Josué conquistar sua cidade também.
Adoni-Zedeque decidiu agir e convocou outros quatro reis da região para formarem uma aliança contra Israel. Porém, antes de atacar, eles decidiram tomar uma cidade que estava no caminho de Josué: Gibeom. Os habitantes de Gibeom, temendo pela vida, procuraram Josué e pediram para fazerem um acordo de paz com Israel.
Josué, sem saber que Gibeom estava prestes a ser atacada, aceitou o acordo e fez uma aliança com os habitantes da cidade. Quando Adoni-Zedeque e os outros reis chegaram em Gibeom, descobriram que haviam sido enganados e que a cidade agora estava sob a proteção de Israel.
Enfurecidos, os reis decidiram atacar Gibeom mesmo assim. Josué, cumprindo sua aliança, liderou seu exército para defender a cidade. Durante a batalha, Deus enviou uma grande chuva de pedras que atingiu os inimigos, causando grande destruição.
Com a vitória, Josué e seu exército seguiram para conquistar mais cidades na região. A história de Josué e a conquista de Ai e a paz com Gibeom se tornaram um exemplo de como a obediência a Deus pode levar à vitória e proteção divina.
Versões
Quando Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, ouviu que Josué havia tomado a cidade de Ai e a havia destruído totalmente, fazendo com Ai e com o seu rei o mesmo que havia feito com Jericó e com o seu rei, e que os moradores de Gibeão tinham feito paz com os israelitas e estavam no meio deles,
Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém , ouviu dizer que Josué havia tomado e destruído completamente a cidade de Ai e matado o seu rei. E ouviu dizer que o mesmo havia acontecido com Jericó e o seu rei. Também soube que os gibeonitas tinham feito um acordo de paz com os israelitas e que viviam entre eles.