Jonas 4:1
Mas Jonas ficou profundamente descontente com isso e enfureceu-se.
Significado de Jonas 4:1
Jonas é um profeta do Antigo Testamento.
Jonas ficou descontente porque Deus perdoou as pessoas de Nínive, que eram inimigas de Israel.
Jonas pregou uma mensagem de arrependimento para as pessoas de Nínive e elas se arrependeram.
A missão de Jonas era pregar a mensagem de Deus para as pessoas de Nínive.
A mensagem que Jonas deveria transmitir era de arrependimento e mudança de comportamento.
As pessoas de Nínive se arrependeram e mudaram de comportamento.
Jonas não queria que as pessoas se arrependessem porque ele não queria que Deus perdoasse seus inimigos.
Deus ficou descontente com a atitude de Jonas e o repreendeu.
Jonas ficou descontente e foi para fora da cidade para ver o que aconteceria.
Podemos aprender que Deus é misericordioso e perdoa aqueles que se arrependem, independentemente de sua nacionalidade ou inimizade com Israel.
Explicação de Jonas 4:1
A história do profeta que não aceitou a misericórdia divina
Jonas, o profeta de Deus, foi enviado para pregar em Nínive, cidade conhecida por sua maldade. Após uma relutância inicial, Jonas cumpriu sua missão e pregou a mensagem de arrependimento para os ninivitas. Surpreendentemente, eles se arrependeram e se converteram a Deus. Mas, ao invés de se alegrar com a conversão dos pecadores, Jonas ficou profundamente descontente e enfureceu-se.
O motivo da raiva de Jonas era o fato de que ele esperava que Deus destruísse Nínive, e não que mostrasse misericórdia para com seus habitantes. Ele não conseguia aceitar que Deus pudesse perdoar aqueles que haviam cometido tantos pecados. Jonas, então, saiu da cidade e sentou-se em um lugar afastado, esperando para ver o que aconteceria com Nínive.
Deus, porém, não deixou Jonas sozinho em sua raiva. Ele fez crescer uma planta que ofereceu sombra e conforto para o profeta. Mas, no dia seguinte, Deus fez com que a planta morresse, deixando Jonas novamente exposto ao sol escaldante. Foi então que Deus perguntou a Jonas se ele tinha razão para ficar tão irritado com a morte da planta, ao que Jonas respondeu que sim.
Deus, então, explicou a Jonas que ele havia se preocupado mais com uma planta do que com as vidas de milhares de pessoas em Nínive. Ele havia esquecido que Deus é misericordioso e que perdoa aqueles que se arrependem. Jonas não havia entendido que a mensagem que ele pregava não era de destruição, mas sim de salvação.
O versículo Jonas 4:1 é um retrato da raiva e da falta de compreensão de Jonas. Ele não conseguia aceitar que Deus pudesse perdoar os pecadores, e ficou profundamente descontente com a misericórdia divina. Mas, ao final da história, Deus mostrou a Jonas que sua ira era injustificada, e que ele deveria se alegrar com a conversão dos ninivitas. A lição que podemos tirar dessa história é que devemos sempre confiar na misericórdia de Deus, e não julgar aqueles que se arrependem de seus pecados.
Versões
Mas Jonas ficou muito aborrecido e com raiva.
Por causa disso, Jonas ficou com raiva e muito aborrecido.