Jonas 1:3
Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor.
Significado de Jonas 1:3
Jonas fugiu da presença do Senhor porque Deus o havia chamado para pregar em Nínive, uma cidade inimiga de Israel.
Jonas se dirigiu para Társis.
Jonas encontrou um navio em Jope.
O navio que Jonas embarcou se destinava a Társis.
Jonas pagou a passagem para Társis.
O objetivo de Jonas ao embarcar para Társis era fugir da vontade de Deus.
Antes de sua fuga, Jonas era um profeta de Deus.
Durante a viagem para Társis, uma grande tempestade atingiu o navio e Jonas foi jogado ao mar.
A consequência da fuga de Jonas foi que ele acabou sendo engolido por um grande peixe.
A história de Jonas nos ensina que não podemos fugir da vontade de Deus e que devemos estar dispostos a obedecê-lo, mesmo que isso signifique sair da nossa zona de conforto.
Explicação de Jonas 1:3
A história da fuga de um profeta
Há muitos anos atrás, um homem chamado Jonas recebeu uma mensagem de Deus para pregar em Nínive, uma cidade pecadora. Mas em vez de obedecer a Deus, Jonas decidiu fugir. Ele desceu até a cidade de Jope e encontrou um navio que ia para Társis, um lugar distante da presença de Deus. Ele pagou a passagem e embarcou, achando que assim poderia escapar do chamado de Deus.
Mas Deus não permitiu que Jonas fugisse tão facilmente. Enquanto o navio estava no mar, uma grande tempestade se levantou. Os marinheiros ficaram apavorados e começaram a jogar a carga do navio ao mar, na esperança de aliviar o peso e evitar o naufrágio. Enquanto isso, Jonas dormia profundamente no porão do navio.
Os marinheiros, desesperados, acordaram Jonas e pediram que ele orasse ao seu Deus para que os salvasse. Jonas confessou que era um profeta hebreu e que estava fugindo da presença de Deus. Ele disse aos marinheiros que a única maneira de acalmar a tempestade era jogá-lo ao mar. Inicialmente, os marinheiros se recusaram a fazer isso, mas a tempestade se intensificou e eles acabaram cedendo. Eles jogaram Jonas ao mar e a tempestade imediatamente cessou.
Mas Deus não abandonou Jonas. Ele enviou um grande peixe para engolir o profeta e levá-lo para longe do navio. Jonas ficou três dias e três noites dentro do peixe, clamando a Deus por perdão e salvação. Finalmente, Deus ordenou que o peixe vomitasse Jonas na praia.
Depois dessa experiência, Jonas finalmente decidiu obedecer a Deus e ir para Nínive pregar a mensagem que lhe havia sido dada. Ele pregou com fervor e convicção, e a cidade inteira se arrependeu de seus pecados. Deus poupou Nínive da destruição que havia planejado, e Jonas ficou profundamente abalado com a misericórdia de Deus.
A história de Jonas é um lembrete de que não podemos fugir da presença de Deus. Ele nos chama para cumprir um propósito em nossas vidas, e é nossa responsabilidade obedecer a Ele. Mesmo quando tentamos fugir, Deus nos encontra e nos leva de volta ao caminho que Ele planejou para nós.
Versões
Jonas se levantou, mas para fugir da presença do Senhor , para Társis. Desceu a Jope, e encontrou um navio que ia para Társis. Pagou a passagem e embarcou no navio, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor .
Jonas se aprontou, mas fugiu do Senhor , indo na direção contrária. Ele desceu a Jope e ali encontrou um navio que estava de saída para a Espanha. Pagou a passagem e embarcou a fim de viajar com os marinheiros para a Espanha, para longe do Senhor .