Joel 1:11

11

Desesperem-se, agricultores, chorem, produtores de vinho; fiquem aflitos pelo trigo e pela cevada, porque a colheita foi destruída.

Joel 1:11

Significado de Joel 1:11

O autor do livro de Joel é desconhecido.

Joel provavelmente escreveu durante o período pós-exílico, quando o povo judeu estava se reconstruindo após o exílio babilônico.

Os agricultores e produtores de vinho mencionados no verso 11 são provavelmente os habitantes da região de Judá.

"Desesperem-se" e "chorem" são expressões de lamento e tristeza pela perda da colheita.

A colheita foi destruída provavelmente por uma praga de gafanhotos ou por uma seca prolongada.

"Fiquem aflitos pelo trigo e pela cevada" significa que os agricultores devem se preocupar com a perda dessas culturas, que eram as principais fontes de alimento na época.

A destruição da colheita simboliza a punição de Deus pelo pecado do povo.

O verso 11 é parte de um discurso maior em que Joel chama o povo ao arrependimento e à volta para Deus.

A mensagem principal de Joel é que Deus é justo e punirá o pecado, mas também é misericordioso e perdoará aqueles que se arrependem e voltam para ele.

Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje, lembrando-nos de que Deus é justo e misericordioso, e que devemos nos arrepender de nossos pecados e voltar para ele.

Explicação de Joel 1:11

A tristeza dos agricultores e produtores de vinho

Em um tempo muito distante, em uma terra fértil e próspera, havia muitos agricultores e produtores de vinho que trabalhavam duro para garantir uma boa colheita. Eles plantavam trigo, cevada e uvas, e esperavam ansiosamente pelo momento da colheita. Mas um ano, algo terrível aconteceu. Uma praga de gafanhotos invadiu as plantações e devorou tudo o que encontrou pela frente. Os agricultores ficaram desesperados ao verem seu trabalho e suas esperanças destruídas.

Foi nesse momento de tristeza e desespero que um profeta chamado Joel falou as palavras que ficaram conhecidas como a referência bíblica Joel 1:11. Ele disse aos agricultores e produtores de vinho para chorarem e se desesperarem, pois a colheita havia sido destruída. Eles deveriam ficar aflitos pelo trigo e pela cevada, pois nada restou das plantações.

Mas as palavras de Joel não eram apenas para expressar a tristeza dos agricultores. Ele também queria que eles entendessem que aquela praga de gafanhotos era um sinal de que algo maior estava acontecendo. Ele alertou que Deus estava enviando uma mensagem para o povo, e que era hora de se arrependerem de seus pecados e voltarem para Ele.

Joel continuou a falar sobre a destruição que viria se o povo não se arrependesse. Ele descreveu uma invasão de gafanhotos ainda pior do que a que havia acontecido, e disse que isso seria apenas o começo dos problemas. Ele alertou que o dia do Senhor estava próximo, e que seria um dia de julgamento para aqueles que não se arrependessem.

As palavras de Joel foram ouvidas pelo povo, e muitos se arrependeram de seus pecados. Eles jejuaram e oraram, pedindo a Deus que os perdoasse e os protegesse da destruição que estava por vir. E Deus ouviu suas orações. Ele prometeu que restauraria as plantações e abençoaria o povo se eles se arrependessem e voltassem para Ele.

Assim, a referência bíblica Joel 1:11 se tornou um lembrete para os agricultores e produtores de vinho daquele tempo sobre a tristeza que sentiram quando suas plantações foram destruídas. Mas também se tornou um lembrete para todos nós sobre a importância de nos arrependermos de nossos pecados e voltarmos para Deus, para que possamos receber Suas bênçãos e proteção.

Versões

Bíblia NAA
11

"Fiquem envergonhados, lavradores; lamentem, vinhateiros, por causa do trigo e da cevada, porque a colheita foi destruída.

Bíblia NTLH
11

Fiquem desesperados, vocês que trabalham nos campos; chorem, vocês que cuidam das parreiras; pois não há trigo nem cevada . Todas as colheitas foram destruídas.