João 9:22
Seus pais disseram isso porque tinham medo dos judeus, pois estes já haviam decidido que, se alguém confessasse que Jesus era o Cristo, seria expulso da sinagoga.
Significado de João 9:22
"Seus pais" se refere aos pais do homem que foi curado por Jesus de sua cegueira.
"Seus pais" tinham medo dos judeus porque estes eram uma autoridade religiosa e política na época e tinham poder para expulsar pessoas da sinagoga.
Os "judeus" mencionados no versículo se referem aos líderes religiosos e políticos da época, que eram principalmente fariseus e saduceus.
"Confessar que Jesus era o Cristo" significa afirmar publicamente que Jesus era o Messias prometido na Bíblia.
Confessar que Jesus era o Cristo seria motivo para ser expulso da sinagoga porque os líderes religiosos da época não acreditavam que Jesus era o Messias e consideravam essa afirmação uma blasfêmia.
A sinagoga era um local de culto e reunião para os judeus.
A sinagoga era muito importante na época de Jesus, pois era o principal local de culto e ensino religioso para os judeus.
Os líderes religiosos da época decidiam quem seria expulso da sinagoga.
Alguém que era expulso da sinagoga era excluído da comunidade religiosa e social dos judeus e perdia muitos direitos e privilégios.
Os judeus e Jesus tinham uma relação tensa na época em que o versículo foi escrito, pois Jesus desafiava a autoridade religiosa dos líderes judeus e ensinava coisas que eram consideradas heréticas por eles.
Explicação de João 9:22
A pressão social sobre a crença em Jesus
Em um momento em que a crença em Jesus como o Messias era vista como uma ameaça à tradição judaica, um homem que nasceu cego foi curado por Jesus. Os líderes religiosos da época, preocupados com a popularidade do Messias entre o povo, começaram a questionar o homem e seus pais sobre a cura.
Enquanto o homem curado afirmava que Jesus era um profeta, seus pais temiam confessar a verdade por medo de serem expulsos da sinagoga. Afinal, os líderes religiosos já haviam decidido que qualquer um que confessasse que Jesus era o Messias seria banido da comunidade judaica.
Com medo das consequências, os pais do homem curado preferiram não se envolver e deixaram que o filho respondesse sozinho. O homem, por sua vez, não tinha medo de confessar sua crença em Jesus e acabou sendo expulso da sinagoga.
Essa história mostra como a pressão social e religiosa pode afetar a crença das pessoas. Os pais do homem curado sabiam que a verdade poderia trazer consequências negativas para suas vidas, então optaram por não se envolver. Já o homem curado, mesmo sabendo das consequências, preferiu manter sua crença em Jesus.
Hoje em dia, ainda existem situações em que a pressão social e religiosa pode afetar a crença das pessoas. Por isso, é importante lembrar que a verdade deve ser defendida, mesmo que isso signifique enfrentar dificuldades e perseguições. Afinal, a verdade liberta e nos aproxima de Deus.
Versões
Os pais dele disseram isso porque estavam com medo dos judeus, pois estes já tinham combinado que, se alguém confessasse que Jesus era o Cristo, seria expulso da sinagoga.
Os pais disseram isso porque estavam com medo, pois os líderes judeus tinham combinado expulsar da sinagoga quem afirmasse que Jesus era o Messias .