João 8:11
"Ninguém, Senhor", disse ela. Declarou Jesus: "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado".
Significado de João 8:11
A mulher não é identificada pelo nome em João 8:11.
Os fariseus trouxeram a mulher para Jesus para testá-lo e tentar encontrar uma maneira de acusá-lo.
Não se sabe por que os fariseus não trouxeram o homem envolvido no adultério.
Não se sabe ao certo por que Jesus se inclinou e escreveu no chão, mas pode ter sido para dar tempo para pensar em uma resposta ou para mostrar sua indignação com a situação.
Não se sabe o que Jesus escreveu no chão.
Não se sabe por que os fariseus saíram um por um, começando pelos mais velhos.
Jesus disse "quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra" para mostrar que todos têm pecados e ninguém tem o direito de julgar ou condenar os outros.
Jesus disse "Eu também não a condeno" para mostrar que ele não veio para condenar, mas para salvar.
"Vá e abandone sua vida de pecado" significa que a mulher deve se arrepender de seus pecados e mudar seu comportamento.
A mensagem principal de João 8:11 é que Jesus veio para salvar e não para condenar, e que todos devem se arrepender de seus pecados e mudar seu comportamento.
Explicação de João 8:11
A mulher adúltera perdoada por Jesus
Um dia, enquanto Jesus estava ensinando no templo, os escribas e fariseus trouxeram até ele uma mulher que havia sido pega em adultério. Eles a colocaram diante de Jesus e disseram: "Mestre, esta mulher foi pega em flagrante adultério. Na lei, Moisés nos ordenou apedrejar tais mulheres. O que você diz sobre isso?"
Eles estavam tentando pegar Jesus em uma armadilha. Se ele dissesse que a mulher deveria ser apedrejada, eles poderiam acusá-lo de não ser misericordioso. Mas se ele dissesse que ela não deveria ser apedrejada, eles poderiam acusá-lo de não seguir a lei de Moisés.
Jesus, porém, não caiu na armadilha. Ele se abaixou e começou a escrever no chão com o dedo. Os escribas e fariseus continuaram a pressioná-lo por uma resposta, mas Jesus se levantou e disse: "Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro a atirar uma pedra contra ela".
Então, um por um, os escribas e fariseus foram embora, deixando apenas Jesus e a mulher ali. Jesus perguntou à mulher: "Onde estão seus acusadores? Ninguém a condenou?" A mulher respondeu: "Ninguém, Senhor".
Então Jesus disse a ela: "Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado".
Essa história é um exemplo poderoso do amor e da misericórdia de Jesus. Ele não apenas perdoou a mulher por seu pecado, mas também a encorajou a mudar sua vida. É um lembrete de que, não importa o quão grande seja o nosso pecado, sempre podemos encontrar perdão e redenção em Jesus.
Versões
Ela respondeu: — Ninguém, Senhor! Então Jesus disse: — Também eu não a condeno; vá e não pequemais.
— Ninguém, senhor! — respondeu ela. Jesus disse: — Pois eu também não condeno você. Vá e não peque mais!]