João 5:16
Então os judeus passaram a perseguir Jesus, porque ele estava fazendo essas coisas no sábado.
Significado de João 5:16
Os judeus estavam perseguindo Jesus porque ele estava fazendo coisas no sábado, o que eles consideravam uma violação da lei.
Jesus estava curando um homem que estava doente há 38 anos.
O sábado era um dia sagrado para os judeus, dedicado ao descanso e à adoração a Deus.
Os judeus consideravam a ação de Jesus no sábado uma violação da lei porque ele estava trabalhando, o que era proibido.
Jesus tinha autoridade para agir no sábado porque ele era o Filho de Deus e tinha poder para curar e fazer milagres.
Jesus respondeu à perseguição dos judeus explicando que ele estava fazendo a vontade de Deus e que eles estavam errados em sua interpretação da lei.
Os discípulos de Jesus ficaram ao seu lado e o apoiaram diante da perseguição dos judeus.
Essa passagem se relaciona com outras histórias de conflito entre Jesus e os líderes religiosos, que muitas vezes se opunham a ele por causa de suas ações e ensinamentos.
A mensagem principal dessa passagem é que devemos seguir a vontade de Deus, mesmo que isso signifique ir contra as tradições e interpretações humanas da lei.
Podemos aplicar essa mensagem em nossas vidas hoje, lembrando que nossa prioridade deve ser sempre agradar a Deus, mesmo que isso signifique ir contra a opinião popular ou as normas culturais.
Explicação de João 5:16
A perseguição a Jesus por curar no sábado
Em um dia de sábado, Jesus estava em Jerusalém e curou um homem que estava doente há 38 anos. O homem pegou sua cama e começou a andar, o que era proibido pelos líderes religiosos judeus, pois consideravam que carregar algo no sábado era trabalho e, portanto, pecado.
Quando os líderes religiosos viram o homem carregando sua cama, perguntaram quem havia permitido que ele fizesse isso. O homem não sabia quem havia curado ele, mas Jesus o encontrou no templo e disse: "Veja, você está curado. Não peque mais, para que algo pior não lhe aconteça".
Os líderes religiosos ficaram furiosos com Jesus por ter curado no sábado e começaram a persegui-lo. Eles não aceitavam que Jesus agisse dessa maneira, pois consideravam que ele estava quebrando a lei do sábado.
Jesus, então, explicou que ele estava fazendo a vontade de Deus, que era curar as pessoas e trazer a salvação. Ele disse: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando". Com essas palavras, Jesus afirmou que estava agindo em nome de Deus e que não estava quebrando a lei do sábado.
No entanto, os líderes religiosos não aceitaram as palavras de Jesus e continuaram a persegui-lo. Eles queriam matá-lo por considerarem que ele estava blasfemando contra Deus.
Essa passagem da Bíblia mostra como Jesus enfrentou a oposição dos líderes religiosos de sua época por fazer o bem no sábado. Ele não se deixou intimidar pelas críticas e continuou a fazer a vontade de Deus, curando as pessoas e trazendo a salvação.
Hoje, essa história nos ensina que devemos seguir o exemplo de Jesus e fazer o bem, mesmo que isso signifique ir contra as tradições e normas estabelecidas. Devemos sempre buscar a vontade de Deus e agir em nome do amor e da compaixão.
Versões
E por isso os judeus perseguiam Jesus, porque fazia essas coisas no sábado.
Então eles começaram a perseguir Jesus porque ele havia feito essa cura no sábado.