João 19:40

40

Tomando o corpo de Jesus, os dois o envolveram em faixas de linho, juntamente com as especiarias, de acordo com os costumes judaicos de sepultamento.

João 19:40

Significado de João 19:40

José de Arimatéia e Nicodemos.

O corpo de Jesus foi envolvido em faixas de linho e especiarias de acordo com os costumes judaicos de sepultamento.

As faixas de linho eram tiras de tecido usadas para envolver o corpo de Jesus.

As especiarias eram usadas para perfumar o corpo de Jesus.

Os costumes judaicos de sepultamento eram importantes porque demonstravam respeito pelo falecido e honravam sua memória.

Os rituais de sepultamento judaicos incluíam a lavagem do corpo, a aplicação de óleos e especiarias, o envolvimento em faixas de linho e a colocação do corpo em uma tumba.

O corpo de Jesus foi colocado em uma tumba.

José de Arimatéia e Nicodemos foram responsáveis por preparar o corpo de Jesus para o sepultamento.

O corpo de Jesus foi lavado, perfumado com óleos e especiarias, envolvido em faixas de linho e colocado em uma tumba.

As faixas de linho e as especiarias simbolizam o respeito e a honra pelo falecido, bem como a crença na ressurreição e na vida após a morte.

Explicação de João 19:40

A tradição judaica de sepultar os mortos com honra

A morte de Jesus Cristo foi um acontecimento que marcou a história da humanidade. Após sua crucificação, seu corpo foi retirado da cruz e entregue a José de Arimatéia e Nicodemos, dois discípulos secretos que haviam se mantido fiéis a Jesus até o fim. Eles sabiam que era necessário sepultar o corpo de Jesus com honra, de acordo com os costumes judaicos.

Assim, eles tomaram o corpo de Jesus e o envolveram em faixas de linho, juntamente com especiarias aromáticas, como mirra e aloés. Esse era o procedimento padrão para o sepultamento dos judeus, que acreditavam que o corpo deveria ser tratado com respeito e dignidade, como um templo sagrado que abrigou a alma durante a vida.

As faixas de linho eram usadas para envolver o corpo, mantendo-o limpo e protegido. As especiarias, por sua vez, eram usadas para perfumar o corpo e ajudar a preservá-lo da decomposição. Esse processo era uma forma de demonstrar respeito e amor pelo falecido, além de ser uma maneira de honrar a Deus, que criou o homem à sua imagem e semelhança.

José de Arimatéia e Nicodemos fizeram questão de seguir esses rituais com Jesus, mesmo sabendo que ele havia sido condenado à morte como um criminoso. Eles honraram a memória de Jesus, reconhecendo sua importância como um líder espiritual e um exemplo de amor e compaixão.

A referência bíblica de João 19:40 é um testemunho desse ato de amor e respeito. Ela nos mostra como a tradição judaica de sepultar os mortos era levada a sério e como os discípulos de Jesus fizeram questão de segui-la, mesmo em circunstâncias difíceis.

Hoje em dia, muitas culturas têm seus próprios rituais de sepultamento, que variam de acordo com as crenças religiosas e as tradições locais. Mas a essência do ato de sepultar os mortos com honra e respeito permanece a mesma: é uma forma de demonstrar amor e gratidão por aqueles que partiram, e de reconhecer a importância da vida e da morte em nossas vidas.

Versões

Bíblia NAA
40

Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com os óleos aromáticos, como é costume entre os judeus na preparação para o sepultamento.

Bíblia NTLH
40

Os dois homens pegaram o corpo de Jesus e o enrolaram em lençóis nos quais haviam espalhado essa mistura. Era assim que os judeus preparavam os corpos dos mortos para serem sepultados.