João 16:7
Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.
Significado de João 16:7
O autor dessa passagem bíblica é o apóstolo João.
A palavra "Conselheiro" se refere ao Espírito Santo.
O Conselheiro mencionado nessa passagem é o Espírito Santo.
O propósito da vinda do Conselheiro é guiar, ensinar e consolar os discípulos.
Jesus afirma que é para o bem dos discípulos que ele vá porque a vinda do Espírito Santo trará benefícios maiores do que a sua presença física.
Se Jesus não fosse, o Conselheiro não viria para os discípulos.
Jesus enviará o Conselheiro após a sua ascensão ao céu.
O papel do Conselheiro na vida dos discípulos é guiá-los em toda a verdade, lembrá-los dos ensinamentos de Jesus e capacitá-los para testemunhar sobre Ele.
Essa passagem se relaciona com a promessa do Espírito Santo feita por Jesus em outras partes do Novo Testamento.
Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje lembrando que, assim como os discípulos, também temos a presença do Espírito Santo em nossas vidas para nos guiar e capacitar na missão de fazer discípulos de Jesus.
Explicação de João 16:7
A Importância da Partida de Jesus para a Vinda do Conselheiro
No livro de João, encontramos um versículo que fala sobre a partida de Jesus e a vinda do Conselheiro. Esse versículo é muito importante para os cristãos, pois nos mostra a relação entre a partida de Jesus e a vinda do Espírito Santo.
Jesus estava ensinando seus discípulos sobre a vinda do Espírito Santo, que seria enviado por Deus para ajudá-los em sua jornada. Ele disse que, se não partisse, o Conselheiro não viria para eles. Isso significa que a vinda do Espírito Santo estava ligada à partida de Jesus.
Essa partida não foi fácil para os discípulos, que amavam Jesus e não queriam vê-lo partir. Mas Jesus explicou que era para o bem deles que ele fosse, pois a vinda do Conselheiro seria uma grande bênção para todos. Ele prometeu que, quando partisse, enviaria o Conselheiro para ajudá-los em sua caminhada.
Essa promessa se cumpriu no dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos e os encheu de poder e sabedoria. A partir desse momento, eles se tornaram testemunhas de Jesus e começaram a pregar o evangelho com grande ousadia.
O Espírito Santo é o Conselheiro que Jesus prometeu enviar. Ele nos guia, nos ensina, nos fortalece e nos consola. Ele é a presença de Deus em nossas vidas, e nos ajuda a viver de acordo com a vontade de Deus.
Por isso, a partida de Jesus foi tão importante. Ela abriu caminho para a vinda do Espírito Santo, que nos ajuda a seguir Jesus e a viver de acordo com seus ensinamentos. Sem a partida de Jesus, não teríamos o Conselheiro, e estaríamos perdidos em meio às dificuldades da vida.
Por isso, devemos agradecer a Jesus por sua partida, e por ter enviado o Conselheiro para nos ajudar. E devemos buscar a presença do Espírito Santo em nossas vidas, para que ele nos guie e nos ajude a viver de acordo com a vontade de Deus.
Versões
Mas eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês.
Eu falo a verdade quando digo que é melhor para vocês que eu vá. Pois, se não for, o Auxiliador não virá; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês.