João 15:20

20

Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês.

Significado do Versículo

Jesus disse essas palavras.

Isso significa que ninguém é superior a Jesus, nem mesmo aqueles que o seguem.

As pessoas podem perseguir aqueles que seguem as palavras de Jesus porque suas crenças podem entrar em conflito com as crenças de outras pessoas.

Obedecer à palavra de Jesus significa seguir seus ensinamentos e viver de acordo com seus princípios.

Podemos lembrar das palavras de Jesus lendo a Bíblia e orando.

Essas palavras foram ditas por Jesus aos seus discípulos antes de sua crucificação.

Os "vocês" mencionados nessa passagem são os discípulos de Jesus.

Podemos lidar com a perseguição por causa de nossa fé mantendo nossa confiança em Jesus e orando por aqueles que nos perseguem.

Seguir a palavra de Jesus é importante porque ela nos guia em direção à vida eterna e nos ajuda a viver de acordo com a vontade de Deus.

Podemos aplicar essas palavras em nossas vidas hoje, lembrando que, se seguirmos a palavra de Jesus, podemos enfrentar perseguição, mas também podemos encontrar a verdadeira paz e alegria em nossa vida.

Explicação de João 15:20

A advertência de Jesus aos seus discípulos sobre a perseguição que enfrentariam

Quando Jesus estava prestes a ser preso e crucificado, ele reuniu seus discípulos e lhes disse que eles seriam perseguidos por causa dele. Ele os lembrou de que, assim como ele foi perseguido, eles também seriam. Jesus enfatizou que nenhum servo é maior do que o seu senhor e que, portanto, se ele foi perseguido, eles também seriam. No entanto, ele também os encorajou, dizendo que se obedecessem à sua palavra, também obedeceriam à palavra deles.

A história do versículo João 15:20 começa com Jesus ensinando seus discípulos sobre a importância de permanecerem nele, assim como ele permanecia no Pai. Ele usou a analogia da videira e dos ramos para ilustrar essa verdade. Jesus disse que ele era a videira verdadeira e que seus discípulos eram os ramos. Ele explicou que, assim como os ramos precisam permanecer na videira para dar frutos, os discípulos precisam permanecer nele para dar frutos espirituais.

Em seguida, Jesus alertou seus discípulos sobre a perseguição que enfrentariam por causa dele. Ele disse que o mundo os odiaria porque eles não eram do mundo, assim como ele não era do mundo. Jesus sabia que seus ensinamentos e seu estilo de vida eram contrários aos valores do mundo e que isso geraria oposição.

No entanto, Jesus não queria que seus discípulos se desanimassem com a perseguição. Ele os encorajou, dizendo que se obedecessem à sua palavra, também obedeceriam à palavra deles. Jesus sabia que seus discípulos seriam seus representantes no mundo e que, portanto, precisavam estar firmes em sua fé e em seus ensinamentos.

Por fim, Jesus reiterou que nenhum servo é maior do que o seu senhor. Ele queria que seus discípulos entendessem que, assim como ele foi perseguido, eles também seriam. No entanto, ele os encorajou a não temer a perseguição, mas a confiar nele e em sua palavra.

A história do versículo João 15:20 é uma mensagem de encorajamento e advertência para todos os cristãos. Jesus nos alerta sobre a perseguição que enfrentaremos por causa dele, mas também nos encoraja a permanecer firmes em nossa fé e em seus ensinamentos. Ele nos lembra que, assim como ele foi perseguido, também seremos, mas que podemos confiar nele e em sua palavra para nos guiar e nos fortalecer.

Versões

20

Lembrem-se da palavra que eu disse a vocês: "O servo não é maior do que seu senhor."Se perseguiram a mim, também perseguirão vocês; se guardaram a minha palavra, também guardarão a de vocês.

20

Lembrem do que eu disse: “O empregado não é mais importante do que o patrão”. Se as pessoas que são do mundo me perseguiram, também perseguirão vocês; se elas obedeceram aos meus ensinamentos, também obedecerão aos ensinamentos de vocês.