João 12:19
E assim os fariseus disseram uns aos outros: "Não conseguimos nada. Olhem como o mundo todo vai atrás dele! "
Significado de João 12:19
Os fariseus eram um grupo religioso judeu que se opunha a Jesus e sua mensagem.
Os fariseus estavam se referindo ao fato de que não conseguiam encontrar uma maneira de impedir que as pessoas seguissem Jesus.
Os fariseus estavam preocupados porque Jesus estava ganhando muitos seguidores e ameaçando sua posição de poder e influência.
"O mundo todo" se refere às pessoas que estavam seguindo Jesus e acreditando em sua mensagem.
Os fariseus não conseguiam encontrar uma maneira de desacreditar Jesus ou destruir sua reputação.
Os fariseus se opunham a Jesus e sua mensagem porque acreditavam que ele estava desafiando a autoridade religiosa estabelecida.
Os fariseus estavam tentando difamar a reputação de Jesus e fazer com que as pessoas duvidassem de sua mensagem.
Os fariseus não queriam que as pessoas seguissem Jesus porque ele estava desafiando sua autoridade e influência.
As pessoas estavam respondendo positivamente à mensagem de Jesus e se tornando seus seguidores.
A mensagem principal de João 12:19 é que Jesus estava ganhando muitos seguidores e ameaçando a posição de poder dos fariseus.
Explicação de João 12:19
A inveja dos fariseus diante do sucesso de Jesus
Em um dia comum em Jerusalém, os fariseus estavam reunidos em um canto da cidade, discutindo sobre o movimento que estava se formando em torno de Jesus. Eles estavam preocupados com o fato de que o número de seguidores do profeta estava crescendo cada vez mais, e que isso poderia ameaçar o status quo da religião judaica.
Foi então que um deles, mais exaltado, disse: "Não podemos permitir que esse homem continue atraindo tantas pessoas. Ele está colocando em risco tudo o que construímos até agora". Outro fariseu, mais ponderado, respondeu: "Mas o que podemos fazer? Ele tem um carisma que nos falta, e suas palavras tocam o coração das pessoas".
Enquanto eles discutiam, um grupo de pessoas passou por ali, cantando e dançando em volta de Jesus. Os fariseus olharam com desdém para aquela cena, e um deles disse: "Olhem só para isso. O mundo inteiro está seguindo esse homem. O que vamos fazer para detê-lo?".
Foi então que um dos mais velhos entre eles, que até então estava calado, se manifestou: "Meus irmãos, não podemos lutar contra o que é verdadeiro. Se esse homem é de Deus, nada poderá detê-lo. Mas se ele não for, logo será desmascarado. O que importa é que sigamos firmes em nossa fé, e não nos deixemos levar por modismos e ilusões".
Os fariseus concordaram com aquelas palavras, mas no fundo sabiam que a inveja e o medo estavam corroendo seus corações. Eles não queriam admitir que Jesus pudesse ser o Messias tão esperado pelos judeus, e preferiam manter o poder que tinham a arriscar tudo por uma nova visão de mundo.
Assim, eles continuaram a observar Jesus de longe, esperando o momento certo para agir. Mas o movimento que ele havia iniciado já estava se espalhando como fogo, e nada poderia detê-lo. O mundo inteiro estava indo atrás dele, e os fariseus sabiam que teriam que lidar com essa realidade de alguma forma.
Versões
Então os fariseus disseram entre si: — Vocês podem ver que não estão conseguindo nada! Eis que o mundo vai atrás dele.
Então os fariseus disseram uns aos outros: — Não estamos conseguindo nada! Vejam! Todos estão indo com ele!