Jó 36:15
Mas aos que sofrem ele os livra em meio ao sofrimento; em sua aflição ele lhes fala.
Significado de Jó 36:15
O "ele" mencionado no versículo se refere a Deus.
"Livrar em meio ao sofrimento" significa que Deus pode trazer alívio e conforto mesmo quando estamos passando por momentos difíceis.
Deus pode falar conosco de diversas formas, como através da leitura da Bíblia, oração, conselhos de amigos e até mesmo através de circunstâncias.
Deus permite o sofrimento como parte da nossa jornada de vida e para nos ensinar lições importantes.
Podemos confiar em Deus durante o sofrimento porque Ele é fiel e amoroso, e prometeu estar conosco em todos os momentos.
"Aflição" no contexto do versículo se refere a momentos de dor e sofrimento.
Podemos aplicar esse versículo em nossas vidas lembrando que Deus está sempre presente, mesmo em momentos difíceis, e que podemos encontrar conforto e esperança Nele.
Podemos ajudar aqueles que estão sofrendo oferecendo nosso apoio, orando por eles e compartilhando palavras de encorajamento.
Podemos fortalecer nossa fé durante o sofrimento buscando a Deus em oração, lendo a Bíblia e buscando comunhão com outros cristãos.
Podemos encontrar esperança em meio ao sofrimento lembrando que Deus é capaz de trazer beleza das cinzas e que Ele tem um propósito para tudo o que acontece em nossas vidas.
Explicação de Jó 36:15
A história da promessa divina de conforto aos aflitos
Há muitos séculos, em um tempo em que a vida era muito mais difícil do que é hoje, havia um homem chamado Jó. Ele era um homem justo e temente a Deus, mas mesmo assim, passou por muitas provações em sua vida. Perdeu seus filhos, sua riqueza e sua saúde, e se viu sozinho e abandonado por todos, exceto por sua esposa, que o encorajava a amaldiçoar a Deus e morrer.
Mas Jó não desistiu de sua fé. Ele clamou a Deus, pedindo uma explicação para seu sofrimento, e Deus lhe respondeu. Não lhe deu uma explicação, mas lhe mostrou que sua sabedoria é incompreensível para os mortais e que ele é soberano sobre todas as coisas.
E foi nesse momento que Jó ouviu a promessa divina que é citada em Jó 36:15. Deus disse a ele que, mesmo em meio ao sofrimento, ele não o abandonaria. Pelo contrário, estaria presente para confortá-lo e falar com ele em sua aflição.
Essa promessa não foi feita apenas a Jó, mas a todos os que sofrem. Ela é um lembrete de que Deus está conosco em todas as circunstâncias da vida, mesmo nas mais difíceis. Ele não nos promete uma vida sem dor ou sofrimento, mas nos promete que não estamos sozinhos em nossa dor.
E essa promessa se cumpriu muitas vezes ao longo da história. Pessoas que passaram por grandes provações, como o apóstolo Paulo, que foi preso e torturado por sua fé, ou Martinho Lutero, que enfrentou a perseguição da igreja católica por suas ideias reformistas, encontraram conforto e força em Deus em meio ao sofrimento.
E essa promessa continua sendo uma fonte de conforto e esperança para todos nós hoje. Quando enfrentamos dificuldades em nossas vidas, podemos nos lembrar de que Deus está conosco, nos amando e nos sustentando. Podemos confiar nele e encontrar paz em sua presença, mesmo em meio à tempestade.
Portanto, que possamos nos lembrar sempre da promessa divina de conforto aos aflitos, e que possamos encontrar em Deus a força e a coragem para enfrentar todas as provações que a vida nos apresenta.
Versões
Deus livra o aflito por meio da sua aflição e pelo sofrimento lhe abre os ouvidos."
Mas Deus nos ensina por meio do sofrimento e usa a aflição para abrir os nossos olhos.