Jó 31:14

14

que farei quando Deus me confrontar? Que responderei quando chamado a prestar contas?

Jó 31:14

Significado de Jó 31:14

Deus confrontaria Jó para testar sua fé e sua lealdade a Ele.

Prestar contas diante de Deus significa ser responsável por nossas ações e decisões perante Ele.

Jó se preparou para esse momento vivendo uma vida justa e íntegra diante de Deus.

A resposta correta para Deus seria admitir nossas falhas e pedir perdão por elas.

Jó sabia que seria confrontado por Deus porque ele tinha consciência de suas ações e sabia que Deus é justo e santo.

A importância de prestar contas diante de Deus é que isso nos ajuda a crescer em nossa fé e a nos tornarmos pessoas melhores.

Se não prestarmos contas diante de Deus, podemos perder a oportunidade de crescer em nossa fé e de sermos perdoados por nossas falhas.

Podemos nos preparar para prestar contas diante de Deus vivendo uma vida justa e íntegra, confessando nossos pecados e buscando a Deus em oração e estudo da Bíblia.

Podemos lidar com o medo de ser confrontado por Deus confiando em Sua graça e misericórdia, sabendo que Ele nos ama e quer o nosso bem.

Podemos aprender com a atitude de Jó a confiar em Deus mesmo nos momentos mais difíceis, a viver uma vida justa e íntegra diante Dele e a buscar sempre Sua vontade em todas as coisas.

Explicação de Jó 31:14

A angústia da prestação de contas diante de Deus

Quando chegarmos diante de Deus, teremos que prestar contas de nossas ações e escolhas. Essa ideia é recorrente na Bíblia e, em Jó 31:14, o personagem bíblico expressa sua angústia diante desse momento.

Jó era um homem justo e temente a Deus, mas passou por diversas provações em sua vida, como a perda de seus bens e de seus filhos. Mesmo assim, ele não perdeu sua fé e continuou acreditando em Deus.

No versículo em questão, Jó se questiona sobre o que fará quando Deus o confrontar e o chamar para prestar contas. Ele se preocupa em como responderá diante do Criador e se suas ações serão consideradas justas ou não.

Essa preocupação de Jó é compreensível, afinal, todos nós temos que prestar contas de nossas escolhas e ações diante de Deus. A Bíblia nos ensina que seremos julgados por nossas obras e que devemos buscar a justiça e a retidão em nossas vidas.

No entanto, a história de Jó nos ensina que nem sempre as provações que enfrentamos são um castigo divino ou uma consequência de nossas más escolhas. Às vezes, elas são apenas uma forma de testar nossa fé e nossa confiança em Deus.

Ao final da história de Jó, Deus o recompensa por sua fidelidade e restaura tudo o que ele havia perdido. Isso nos mostra que, mesmo diante das maiores adversidades, devemos continuar acreditando em Deus e confiando em sua justiça.

Portanto, quando chegar o momento de prestarmos contas diante de Deus, devemos nos preparar para esse momento e buscar viver de forma justa e reta. Mas também devemos confiar na misericórdia e na graça de Deus, sabendo que Ele é justo e fiel para recompensar aqueles que o buscam de todo o coração.

Versões

Bíblia NAA
14

então que faria eu quando Deus se levantasse no tribunal? E, se ele me interrogasse, que lhe responderia eu?

Bíblia NTLH
14

Se eu não tivesse agido assim, que faria quando Deus me julgasse? Que responderia, quando ele pedisse conta dos meus atos?