Jó 16:10
Os homens abrem sua boca contra mim, esmurram meu rosto com zombaria e se unem contra mim.
Significado de Jó 16:10
O autor do livro de Jó é desconhecido.
Jó é o protagonista da história.
Os homens abrem a boca contra Jó porque acreditam que ele merece as provações que está enfrentando.
"Esmurram meu rosto com zombaria" significa que os homens estão ridicularizando Jó e o humilhando.
Jó é um personagem fictício.
O contexto histórico em que Jó viveu é incerto, mas acredita-se que seja por volta do século VI a.C.
Os amigos de Jó são Elifaz, Bildade e Zofar.
O propósito da história de Jó é explorar a questão do sofrimento humano e a justiça divina.
Jó reage às provações com dor, tristeza e questionamentos.
A mensagem principal do livro de Jó é que o sofrimento pode ter um propósito divino e que a fé em Deus é capaz de superar as adversidades.
Explicação de Jó 16:10
A história daquele que sofreu a zombaria dos homens
Há muito tempo, em uma terra distante, vivia um homem chamado Jó. Ele era um homem justo e temente a Deus, e por isso era muito abençoado. Tinha muitos filhos, muitos animais e muitas riquezas. Mas um dia, Deus permitiu que o diabo testasse a fé de Jó. O diabo tirou tudo o que Jó tinha, sua família, seus bens e até sua saúde. Jó ficou sozinho, doente e pobre.
E foi nesse momento de dor e sofrimento que Jó se viu cercado de homens que zombavam dele. Eles abriam suas bocas para falar mal de Jó, para acusá-lo de ter feito algo errado para merecer tanto sofrimento. Eles esmurram seu rosto com zombaria, o humilhando ainda mais. E para piorar, esses homens se uniram contra Jó, fazendo com que ele se sentisse ainda mais sozinho e desamparado.
Mas Jó não perdeu a fé em Deus. Ele sabia que Deus estava com ele, mesmo que tudo parecesse estar contra ele. Jó sabia que Deus era justo e que um dia seria recompensado por sua fidelidade. E foi assim que Jó resistiu à zombaria dos homens, mesmo quando eles o humilhavam e o acusavam de coisas que ele não tinha feito.
E essa história de Jó é uma lição para todos nós. Às vezes, podemos passar por momentos difíceis em que nos sentimos sozinhos e desamparados. Podemos ser zombados e humilhados por aqueles que nos cercam. Mas assim como Jó, devemos manter nossa fé em Deus e confiar que Ele está conosco, mesmo quando tudo parece estar contra nós. E assim como Jó, um dia seremos recompensados por nossa fidelidade e nossa perseverança.
Versões
Homens abrem a sua boca contra mim, com desprezo me esbofeteiam; todos se ajuntam contra mim.
Todos me ameaçam, abrem a boca para zombar de mim e me dão bofetadas para me humilhar.