Jeremias 8:21

21

Estou arrasado com a devastação sofrida pelo meu povo. Choro muito, e o pavor se apodera de mim.

Significado do Versículo

O profeta Jeremias está falando nesse versículo.

A devastação mencionada é a destruição de Jerusalém e do Templo pelos babilônios.

O povo mencionado é o povo de Judá.

A pessoa está chorando por causa da tristeza e da dor que sente pela destruição de seu povo e de sua cidade.

"O pavor se apodera de mim" significa que a pessoa está com medo e ansiosa por causa da situação em que se encontra.

O contexto histórico desse versículo é o período em que Judá estava sendo ameaçada pelos babilônios e Jeremias estava profetizando a destruição iminente de Jerusalém.

Esse versículo se relaciona com o restante do livro de Jeremias porque mostra a tristeza e a dor que o profeta sentia pelo sofrimento de seu povo e a mensagem de julgamento e arrependimento que ele pregava.

A mensagem principal desse versículo é a tristeza e a dor que o profeta sentia pelo sofrimento de seu povo e a necessidade de se arrepender e buscar a Deus.

Esse versículo pode ser aplicado à vida cristã atual como um lembrete da importância de se preocupar com o sofrimento dos outros e de buscar a Deus em tempos difíceis.

Outra passagem bíblica que se relaciona com Jeremias 8:21 é Lamentações 1:16, que também fala da tristeza e da dor pela destruição de Jerusalém.

Explicação de Jeremias 8:21

A tristeza profunda de um profeta diante da destruição de seu povo

O profeta Jeremias era um homem de fé, mas também de muita tristeza. Ele via a destruição de seu povo, a queda de Jerusalém, a morte de muitos inocentes e a escravidão de outros tantos. Ele chorava muito, sentia um aperto no peito e um medo que o dominava. Ele se sentia arrasado com a devastação que seu povo sofria.

Jeremias era um homem que amava a Deus e amava seu povo. Ele se dedicava a anunciar a palavra de Deus, a alertar as pessoas sobre o perigo que corriam por causa de seus pecados e a pedir que se arrependessem. Mas, mesmo assim, muitos não o ouviam, muitos zombavam dele e o perseguiam. E, por causa disso, Jeremias sofria muito.

Ele via a cidade de Jerusalém sendo destruída, as casas queimando, as pessoas sendo mortas ou levadas como escravas. Ele via a fome, a sede, a dor e o sofrimento de seu povo. E isso o deixava muito triste.

Mas, mesmo diante de tanta tristeza, Jeremias não perdia a esperança. Ele sabia que Deus era fiel e que, um dia, seu povo seria restaurado. Ele continuava a anunciar a palavra de Deus, mesmo que poucos o ouvissem. Ele continuava a orar e a pedir a Deus que tivesse misericórdia de seu povo.

Jeremias era um homem de muita fé e de muita coragem. Ele enfrentou muitas dificuldades, muitas perseguições e muitos sofrimentos. Mas, mesmo assim, ele nunca desistiu de sua missão. Ele continuou a anunciar a palavra de Deus, mesmo diante da destruição de seu povo.

E, assim, Jeremias se tornou um exemplo de fé e de coragem para todos nós. Ele nos ensina que, mesmo diante das dificuldades, devemos continuar acreditando em Deus e a anunciar sua palavra. Ele nos ensina que, mesmo diante da tristeza, devemos continuar a ter esperança e a orar por nosso povo. Ele nos ensina que, mesmo diante da destruição, devemos continuar a amar e a cuidar de nosso próximo.

Por isso, quando lemos o versículo "Estou arrasado com a devastação sofrida pelo meu povo. Choro muito, e o pavor se apodera de mim.", devemos lembrar da história de Jeremias e de seu exemplo de fé e de coragem. Devemos lembrar que, mesmo diante da tristeza, podemos encontrar forças em Deus para continuar acreditando e a amando nosso próximo.

Versões

21

Tenho o coração partido por causa da ferida da filha do meu povo. Estou de luto; o espanto se apoderou de mim.

21

O meu coração está ferido porque o meu povo está ferido. Choro, completamente desanimado.