Jeremias 8:12

12

Ficaram eles envergonhados de sua conduta detestável? Não, eles não sentem vergonha, nem mesmo sabem corar. Portanto, cairão entre os que caem; serão humilhados quando eu os castigar, declara o Senhor.

Significado do Versículo

A passagem se refere a um grupo de pessoas que estão cometendo uma conduta detestável.

A passagem não especifica qual é a conduta detestável que eles estão cometendo.

Eles não sentem vergonha porque se acostumaram com sua conduta e não veem nada de errado nela.

"Nem mesmo sabem corar" significa que eles não têm consciência da gravidade de seus atos e não se envergonham deles.

Eles cairão entre os que caem e serão humilhados quando forem castigados.

Eles serão castigados pelo Senhor.

Eles serão humilhados porque não se arrependeram de seus pecados e não mudaram sua conduta.

Isso revela que a natureza humana é propensa ao pecado e que muitas vezes as pessoas não reconhecem seus erros.

Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje, refletindo sobre nossas próprias condutas e nos arrependendo de nossos pecados.

A mensagem geral é que devemos nos envergonhar de nossos pecados e nos arrepender deles antes que seja tarde demais.

Explicação de Jeremias 8:12

A vergonha que não se sente: a história por trás da referência bíblica sobre a falta de arrependimento

Jeremias 8:12 é uma referência bíblica que fala sobre a falta de arrependimento e vergonha diante das más condutas. O versículo é parte de uma mensagem de Deus para o povo de Judá, que havia se afastado dos seus caminhos e se entregado à idolatria e à injustiça. Jeremias, o profeta, foi enviado para alertá-los sobre as consequências de suas escolhas e convocá-los ao arrependimento.

No entanto, o povo não quis ouvir a voz de Deus e continuou em sua conduta detestável. Eles não se envergonhavam de seus pecados, nem se arrependiam de suas más ações. Pelo contrário, estavam tão acostumados a viver na impiedade que nem mesmo sabiam corar diante de suas transgressões.

Jeremias então profetizou que aqueles que não se arrependessem seriam castigados e humilhados. Eles cairiam entre os que caem, ou seja, seriam derrotados pelos seus inimigos e levados ao cativeiro. Seriam humilhados diante de todos, pois não haviam se humilhado diante de Deus.

A mensagem de Jeremias não foi bem recebida pelo povo de Judá. Eles zombaram do profeta e o perseguiram, acusando-o de traição e blasfêmia. No entanto, as palavras de Jeremias se cumpriram, e o povo de Judá foi levado ao cativeiro babilônico, onde permaneceu por setenta anos.

Jeremias 8:12 é uma referência bíblica que nos lembra da importância do arrependimento e da vergonha diante do pecado. Quando reconhecemos nossas falhas e nos arrependemos sinceramente, Deus nos perdoa e nos restaura. No entanto, quando nos recusamos a admitir nossos erros e persistimos em nossa conduta detestável, estamos sujeitos ao castigo e à humilhação.

A história de Jeremias e do povo de Judá nos ensina que a desobediência a Deus tem consequências graves. Devemos estar atentos à nossa conduta e buscar sempre agradar a Deus em tudo o que fazemos. Se nos arrependermos de nossos pecados e nos humilharmos diante de Deus, Ele nos perdoará e nos dará uma nova chance de recomeçar.

Versões

12

Será que eles ficaram envergonhados por cometerem abominação? Não, eles não ficaram com vergonha. Eles nem sabem o que é envergonhar-se. Portanto, cairão com os que caem; quando eu os castigar, tropeçarão", diz o Senhor .

12

Será que ficaram envergonhados por terem feito essas coisas que eu detesto? Não! Não ficaram envergonhados de jeito nenhum; eles nem sabem o que é sentir vergonha. Por isso, vão cair como outros têm caído; quando eu os castigar, eles vão ficar arrasados. Sou eu, o Senhor , quem está falando.