Jeremias 42:17
Todos os que estão decididos a partir e residir no Egito morrerão pela guerra, pela fome e pela peste; nem um só deles sobreviverá ou escapará da desgraça que trarei sobre eles’.
Significado de Jeremias 42:17
A passagem de Jeremias 42:17 ocorre no contexto da queda de Jerusalém e do exílio babilônico.
As pessoas que estão decididas a partir e residir no Egito são os judeus que sobreviveram à queda de Jerusalém e estão procurando um lugar seguro para viver.
Essas pessoas querem ir para o Egito porque acreditam que lá estarão seguras da guerra e da fome que assolam a região.
Jeremias diz que eles morrerão pela guerra, fome e peste porque esses são os julgamentos de Deus sobre eles por terem desobedecido a sua palavra.
A frase "nem um só deles sobreviverá ou escapará da desgraça que trarei sobre eles" significa que Deus não poupará ninguém daqueles que desobedeceram a sua palavra.
Deus permitiria que essas pessoas morressem como um julgamento por sua desobediência e como uma forma de purificação para o povo de Deus.
A mensagem principal que Jeremias está tentando transmitir é que a desobediência a Deus leva à morte e que a única forma de salvação é a obediência a sua palavra.
Essa passagem se relaciona com outras passagens bíblicas que falam sobre a importância da obediência a Deus e as consequências da desobediência.
Podemos aprender com essa passagem que a obediência a Deus é a única forma de salvação e que a desobediência leva à morte.
Podemos aplicar essa passagem em nossas vidas hoje, lembrando-nos da importância da obediência a Deus e evitando a desobediência que pode nos levar à morte espiritual.
Explicação de Jeremias 42:17
A advertência de Deus aos que planejavam fugir para o Egito
Um grupo de pessoas, liderado por Joanan, filho de Careá, procurou o profeta Jeremias em busca de orientação divina. Eles estavam com medo da vingança do rei da Babilônia, que havia conquistado Jerusalém e destruído o Templo de Deus. Joanan e seus companheiros pediram a Jeremias que orasse a Deus para saber se deveriam ficar na terra ou fugir para o Egito.
Jeremias orou e, após dez dias, Deus lhe respondeu. Ele disse que Joanan e seus amigos deveriam ficar na terra e não temer a presença dos caldeus, pois Deus estaria com eles e os protegeria. No entanto, se eles decidissem ir para o Egito, Deus lhes enviaria a guerra, a fome e a peste, e nenhum deles sobreviveria.
Jeremias transmitiu a mensagem de Deus a Joanan e seus companheiros, mas eles não acreditaram nele e decidiram seguir em frente com seus planos de fuga para o Egito. Eles levaram consigo o profeta Jeremias e outras pessoas que estavam na cidade.
No Egito, Joanan e seus amigos se estabeleceram em Migdol, Tafnes e outras cidades. Eles continuaram a adorar outros deuses e ignorar a mensagem de Deus através de Jeremias. No entanto, a desgraça que Deus havia anunciado sobre eles começou a se cumprir.
Primeiro, o exército do rei da Babilônia invadiu o Egito e lutou contra os egípcios. Joanan e seus amigos não foram poupados da guerra e muitos deles morreram. Em seguida, a fome se espalhou pelo Egito e as pessoas começaram a passar fome. Joanan e seus amigos não foram poupados da fome e muitos deles morreram. Por fim, a peste se espalhou pelo Egito e muitas pessoas morreram, incluindo Joanan e seus amigos.
A mensagem de Deus através de Jeremias se cumpriu. Todos os que haviam decidido fugir para o Egito morreram pela guerra, pela fome e pela peste. Nenhum deles sobreviveu ou escapou da desgraça que Deus havia trazido sobre eles.
Essa história nos ensina que devemos confiar em Deus e seguir a Sua vontade, mesmo que isso signifique enfrentar dificuldades e desafios. A desobediência a Deus pode levar à morte e à destruição.
Versões
Assim será com todos os que tiverem o propósito de entrar no Egito para morar: morrerão à espada, de fome e de peste. Não haverá um só que sobreviva ou escape do mal que trarei sobre eles."
Todos os que estiverem resolvidos a viver no Egito morrerão na guerra, ou de fome, ou de doença. Não sobrará ninguém; ninguém escapará da desgraça que farei cair sobre vocês.”