Jeremias 42:15
ouçam a palavra do Senhor, ó remanescente de Judá. Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: ‘Se vocês estão decididos a ir para o Egito e lá forem residir,
Significado de Jeremias 42:15
O destinatário da mensagem é o remanescente de Judá.
A mensagem diz que o Senhor dos Exércitos é o Deus de Israel.
O remanescente de Judá está decidido a ir para o Egito.
O remanescente de Judá está pensando em ir para o Egito porque teme a invasão dos babilônios.
O Senhor dos Exércitos adverte que a ida para o Egito será a ruína do remanescente de Judá.
É importante ouvir a palavra do Senhor porque ela traz sabedoria e orientação para a vida.
A palavra do Senhor é contrária à decisão do remanescente de Judá de ir para o Egito.
A mensagem principal é que é importante ouvir a palavra do Senhor e obedecê-la, mesmo que isso signifique ir contra a nossa vontade.
A mensagem de Jeremias 42:15 pode ser aplicada à vida cristã hoje, lembrando-nos da importância de ouvir a palavra de Deus e segui-la, mesmo que isso signifique ir contra a nossa vontade.
A mensagem de Jeremias 42:15 é relevante para a história de Israel porque mostra como o povo muitas vezes desobedeceu a Deus e sofreu as consequências disso.
Explicação de Jeremias 42:15
A advertência divina ao remanescente de Judá sobre a ida ao Egito
Quando o rei da Babilônia invadiu Jerusalém e destruiu o templo, muitos judeus foram levados cativos para a Babilônia. Contudo, alguns judeus ficaram na terra de Judá, e dentre eles estava o governador Gedalias, que foi nomeado pelo rei da Babilônia para governar a região. Após a morte de Gedalias, alguns judeus temendo represálias dos babilônios, decidiram fugir para o Egito.
Então, eles procuraram o profeta Jeremias e pediram que ele consultasse a Deus sobre a ida ao Egito. Jeremias orou ao Senhor e depois de dez dias, recebeu a resposta divina. Deus disse que se eles fossem para o Egito, seriam mortos pela espada, pela fome e pela peste, e que não veriam mais a terra de Judá.
Jeremias então transmitiu a mensagem do Senhor para o remanescente de Judá, advertindo-os a não irem para o Egito. Ele disse que se eles fossem para lá, seria como se estivessem buscando a morte, pois Deus estava contra a ida deles ao Egito. Jeremias ainda acrescentou que Deus estava atento a todas as suas ações e que eles seriam punidos por desobedecerem à palavra do Senhor.
Contudo, o remanescente de Judá não deu ouvidos à palavra do Senhor e decidiu ir para o Egito. Lá, eles adoraram outros deuses e se afastaram ainda mais do Senhor. Eles não perceberam que a punição divina estava se cumprindo sobre eles, pois foram mortos pela espada, pela fome e pela peste, como Deus havia dito por meio de Jeremias.
A referência bíblica Jeremias 42:15 é um alerta divino para que o povo de Deus ouça a sua palavra e obedeça aos seus mandamentos. O remanescente de Judá não deu ouvidos à palavra do Senhor e sofreu as consequências de sua desobediência. A história de Jeremias 42:15 nos ensina que devemos confiar em Deus e obedecer à sua palavra, mesmo que isso signifique abrir mão dos nossos próprios desejos e planos. Pois, somente assim, estaremos seguros e protegidos sob a sombra do Altíssimo.
Versões
nesse caso, ouça a palavra do Senhor , ó remanescente de Judá. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: "Se tiverem o firme propósito de entrar no Egito para morar,
— Mas vocês que ficaram em Judá não devem desobedecer ao Senhor , seu Deus, mas devem concordar em morar nesta terra. Não digam assim: “Nós vamos morar no Egito, onde não teremos mais de enfrentar a guerra, nem ouvir o toque de atacar, nem passar fome.” Se vocês falarem assim, então o Senhor Todo-Poderoso, o Deus de Israel, dirá: “Se vocês estão mesmo resolvidos a viver no Egito,