Jeremias 38:8
Ebede-Meleque saiu do palácio e foi dizer-lhe:
Significado de Jeremias 38:8
Ebede-Meleque era um etíope, um oficial do rei Zedequias.
O rei Zedequias havia jogado o profeta Jeremias em um poço de lama.
Ebede-Meleque saiu do palácio para procurar Jeremias.
Ele foi encontrar Jeremias no poço de lama.
Ebede-Meleque disse a Jeremias que o rei havia ordenado que ele fosse jogado no poço de lama e que ele deveria ser retirado de lá antes que morresse.
Jeremias pediu a Ebede-Meleque que o ajudasse a sair do poço de lama.
Jeremias estava em perigo de morrer afogado na lama.
A cidade de Jerusalém estava sob cerco babilônico e o rei Zedequias estava tentando silenciar os profetas que estavam profetizando a queda da cidade.
Ebede-Meleque conseguiu retirar Jeremias do poço de lama com a ajuda de algumas cordas.
Essa passagem bíblica mostra a importância da coragem e da fidelidade em momentos de crise e a proteção divina sobre aqueles que confiam em Deus.
Explicação de Jeremias 38:8
A história do homem que salvou Jeremias da cisterna
Ebede-Meleque, um etíope e oficial do palácio do rei Zedequias, ouviu falar que o profeta Jeremias havia sido jogado em uma cisterna sem água para morrer. Ele não podia permitir que isso acontecesse, então foi até o rei e pediu permissão para resgatar Jeremias. O rei concordou e Ebede-Meleque reuniu alguns homens para ajudá-lo.
Quando chegaram à cisterna, Ebede-Meleque amarrou cordas em volta do corpo de Jeremias e o puxou para fora. O profeta estava fraco e ferido, mas vivo. Ebede-Meleque levou Jeremias para casa, onde cuidou de suas feridas e o alimentou.
Ebede-Meleque não era um judeu, mas um estrangeiro que havia se convertido ao Deus de Israel. Ele acreditava que Jeremias era um profeta de Deus e que não merecia ser tratado dessa maneira. Ele arriscou sua própria vida para salvar Jeremias, e sua coragem e compaixão foram recompensadas.
Deus falou com Jeremias e disse-lhe para dizer a Ebede-Meleque que ele seria salvo da destruição que viria sobre a cidade de Jerusalém. Deus disse que Ebede-Meleque havia confiado nele e que seria recompensado por isso.
A cidade de Jerusalém foi destruída pelos babilônios, mas Ebede-Meleque foi salvo. Ele é lembrado como um herói da fé por sua coragem e compaixão. Sua história é um lembrete de que Deus não faz distinção entre as pessoas, mas que todos aqueles que confiam nele serão recompensados.
Versões
Ebede-Meleque saiu da casa do rei e lhe falou:
Ebede-Meleque, um eunuco nascido na Etiópia, que trabalhava no palácio real, ficou sabendo que me haviam jogado no poço. Então saiu do palácio e foi falar com o rei, que naquela hora estava julgando causas no Portão de Benjamim. Ebede-Meleque disse o seguinte: