Jeremias 38:26

26

diga: ‘Fui suplicar ao rei que não me mandasse de volta à casa de Jônatas, para ali morrer’ ".

Jeremias 38:26

Significado de Jeremias 38:26

Jônatas era um oficial do rei Zedequias.

Jeremias não queria voltar para a casa de Jônatas porque achava que seria morto lá.

Jeremias estava sendo perseguido por causa da mensagem que estava pregando, que era de arrependimento e volta para Deus.

A mensagem que Jeremias estava pregando era de arrependimento e volta para Deus.

O rei mencionado nessa passagem era Zedequias.

O rei estava mandando Jeremias de volta para a casa de Jônatas porque achava que ele estava causando problemas na cidade.

Jeremias achava que morreria se voltasse para a casa de Jônatas porque achava que Jônatas e seus amigos queriam matá-lo.

Depois dessa passagem, Jeremias foi jogado em um poço e depois libertado pelo rei.

O contexto histórico dessa passagem é o período em que Judá estava sendo invadido pelos babilônios e Jeremias estava pregando a mensagem de arrependimento e volta para Deus.

A mensagem principal que podemos aprender com essa passagem é que devemos confiar em Deus em meio às dificuldades e perseguições, pois Ele é nosso protetor e defensor.

Explicação de Jeremias 38:26

A súplica do profeta para não ser morto

Jeremias estava em uma situação difícil. Ele havia sido preso por pregar a palavra de Deus e agora estava diante do rei Zedequias, que o acusava de traição. O rei estava sob pressão dos líderes religiosos e militares, que queriam que Jeremias fosse executado por suas palavras proféticas.

Jeremias sabia que sua vida estava em risco e decidiu pedir ajuda ao rei. Ele implorou para que Zedequias não o mandasse de volta para a casa de Jônatas, onde ele provavelmente seria morto pelos seus inimigos. O profeta sabia que sua única chance de sobreviver era ficar sob a proteção do rei.

Zedequias ficou comovido com o pedido de Jeremias e prometeu protegê-lo. Ele ordenou que o profeta fosse mantido em um lugar seguro, longe dos seus inimigos. Mas, infelizmente, a pressão dos líderes religiosos e militares foi maior e Zedequias acabou cedendo. Ele permitiu que Jeremias fosse levado de volta para a casa de Jônatas, onde ele seria executado.

Jeremias sabia que sua morte era inevitável, mas ele não desistiu. Ele continuou a pregar a palavra de Deus até o último momento, mesmo sabendo que isso poderia lhe custar a vida. Ele sabia que sua missão era mais importante do que sua própria vida e estava disposto a pagar o preço por isso.

No final, Jeremias foi executado pelos seus inimigos, mas sua mensagem sobreviveu. Sua coragem e dedicação inspiraram muitas pessoas ao longo dos séculos e sua mensagem continua a ser uma fonte de inspiração e orientação para milhões de pessoas em todo o mundo.

O versículo em questão é uma parte importante da história de Jeremias, pois mostra sua coragem e determinação em enfrentar seus inimigos. Ele sabia que sua vida estava em risco, mas não desistiu de sua missão. Sua súplica ao rei mostra sua confiança em Deus e sua crença de que ele seria protegido. Mesmo quando tudo parecia perdido, Jeremias continuou a lutar pela sua fé e pela sua mensagem.

Versões

Bíblia NAA
26

diga: "Apresentei a minha humilde súplica diante do rei para que não me mandasse de volta à casa de Jônatas, para que eu não venha a morrer ali."

Bíblia NTLH
26

Se isso acontecer, diga que você veio me pedir que não o mandasse de volta à casa de Jônatas, pois ali você morreria.