Jeremias 36:7
Talvez a súplica deles chegue diante do Senhor, e cada um se converta de sua má conduta, pois é grande o furor anunciado pelo Senhor contra este povo".
Significado de Jeremias 36:7
A súplica mencionada neste versículo é a oração do povo de Judá, que pede a Deus que retire o castigo que está sobre eles.
"Eles" se refere ao povo de Judá.
"Cada um se converter de sua má conduta" significa que cada pessoa deve abandonar seus maus caminhos e voltar-se para Deus.
A súplica pode chegar diante do Senhor porque Deus é misericordioso e está disposto a perdoar aqueles que se arrependem.
O "furor anunciado pelo Senhor" é a punição que Deus está prestes a enviar sobre o povo de Judá por causa de sua desobediência.
Esse furor é direcionado ao povo de Judá.
O Senhor está furioso com o povo por causa de sua desobediência e idolatria.
A conversão do povo pode evitar o furor de Deus porque Deus é misericordioso e está disposto a perdoar aqueles que se arrependem.
A súplica é importante porque mostra que o povo reconhece seus pecados e está disposto a se arrepender.
Podemos aprender com este versículo que Deus é misericordioso e está disposto a perdoar aqueles que se arrependem, mas também que devemos abandonar nossos maus caminhos e voltar-nos para Ele.
Explicação de Jeremias 36:7
A esperança de mudança diante da ira divina
Em um tempo de grande instabilidade política e religiosa, o profeta Jeremias foi chamado por Deus para anunciar a mensagem de arrependimento e conversão ao povo de Judá. Em meio à corrupção e idolatria, Jeremias alertava que a ira divina estava prestes a se abater sobre o povo, caso não se arrependessem de seus pecados.
Foi nesse contexto que Jeremias recebeu a ordem de escrever todas as palavras que Deus havia falado a ele em um rolo de pergaminho. Esse rolo deveria ser lido diante do povo, a fim de que ouvissem a mensagem de Deus e se arrependessem.
No entanto, o rei Joaquim, que governava Judá na época, não se agradou com a mensagem de Jeremias e ordenou que o rolo fosse queimado. Mas Deus ordenou a Jeremias que escrevesse novamente todas as palavras que havia falado, acrescentando ainda mais palavras de juízo e advertência.
Foi então que Jeremias entregou o rolo a Baruque, seu escriba, para que o lesse diante do povo. E assim foi feito: Baruque leu todas as palavras de Deus diante dos líderes de Judá, que ficaram perplexos com a mensagem.
Mas, ao invés de se arrependerem, os líderes perseguiram Jeremias e Baruque, e o rolo foi novamente queimado. Foi então que Deus ordenou a Jeremias que escrevesse novamente todas as palavras em um novo rolo, acrescentando ainda mais palavras de juízo e advertência.
E é nesse contexto que surge o versículo em questão: "Talvez a súplica deles chegue diante do Senhor, e cada um se converta de sua má conduta, pois é grande o furor anunciado pelo Senhor contra este povo". Jeremias ainda tinha esperança de que o povo se arrependesse e se convertesse de seus pecados, evitando assim a ira divina que se aproximava.
Infelizmente, o povo não se arrependeu e a ira divina se abateu sobre Judá, resultando na destruição de Jerusalém e no exílio do povo para a Babilônia. Mas a mensagem de Jeremias continua a ressoar até hoje, lembrando-nos da importância do arrependimento e da conversão diante da ira divina.
Versões
Pode ser que as humildes súplicas deles sejam bem-acolhidas pelo Senhor , e cada um se converta do seu mau caminho; porque grande é a ira e o furor que o Senhor tem manifestado contra este povo.
Pode ser que assim eles orem a Deus e abandonem os seus maus caminhos, pois o Senhor está furioso e muito irado com este povo.