Jeremias 36:31

31

Eu castigarei a ele, aos seus filhos e aos seus conselheiros por causa dos seus pecados. Trarei sobre eles e sobre os habitantes de Jerusalém e sobre os homens de Judá toda a desgraça que pronunciei contra eles, porquanto não me deram atenção’ ".

Significado do Versículo

"Ele" se refere ao rei Jeoaquim de Judá.

Os "seus filhos" são seus descendentes e herdeiros do trono.

Os "seus conselheiros" são seus conselheiros políticos e religiosos.

Os pecados de Jeoaquim incluíam idolatria, corrupção e opressão do povo.

"Castigarei a ele" significa que Deus punirá Jeoaquim por seus pecados.

"Trarei sobre eles toda a desgraça que pronunciei contra eles" significa que Deus cumprirá suas profecias de julgamento contra Judá e Jerusalém.

Os habitantes de Jerusalém e os homens de Judá são o povo que vivia na região na época.

Eles não deram atenção a Deus porque se afastaram dele e seguiram seus próprios caminhos.

A desgraça que será trazida sobre eles inclui a destruição de Jerusalém, a morte de muitas pessoas e o exílio para a Babilônia.

Embora não haja uma mensagem explícita de redenção nesta passagem, outras passagens bíblicas mostram que Deus é misericordioso e oferece perdão para aqueles que se arrependem de seus pecados.

Explicação de Jeremias 36:31

A profecia do castigo divino sobre Jerusalém e Judá

Há muito tempo, na antiga cidade de Jerusalém, vivia um rei chamado Jeoaquim. Ele não era um bom governante e seus conselheiros também não eram honestos. Eles não obedeciam às leis de Deus e faziam coisas erradas. O profeta Jeremias, enviado por Deus, alertou o povo sobre as consequências de seus pecados e pediu que se arrependessem.

Jeremias recebeu uma mensagem de Deus para escrever todas as palavras que Ele havia falado contra Jerusalém, Judá e todos os povos vizinhos em um rolo de pergaminho. Jeremias então pediu a Baruque, seu secretário, que escrevesse tudo o que ele ditasse. Quando o rolo ficou pronto, Jeremias pediu a Baruque que o levasse ao templo e lesse para o povo.

Quando o rolo foi lido para Jeoaquim, ele ficou com raiva e cortou o pergaminho em pedaços, jogando-o no fogo. Mas Deus ordenou que Jeremias escrevesse tudo novamente e acrescentasse uma mensagem adicional: "Eu castigarei a ele, aos seus filhos e aos seus conselheiros por causa dos seus pecados. Trarei sobre eles e sobre os habitantes de Jerusalém e sobre os homens de Judá toda a desgraça que pronunciei contra eles, porquanto não me deram atenção’ ".

Deus estava avisando que o castigo viria não só para Jeoaquim, mas também para seus filhos e conselheiros, e para todos os habitantes de Jerusalém e Judá. Eles teriam que enfrentar toda a desgraça que Deus havia pronunciado contra eles, porque não haviam prestado atenção às palavras de Jeremias e não haviam se arrependido de seus pecados.

E assim aconteceu. Jerusalém foi destruída pelos babilônios e muitos foram mortos ou levados como escravos. Jeoaquim morreu na prisão e seus filhos também sofreram as consequências dos pecados de seu pai. Os conselheiros de Jeoaquim também foram punidos.

A mensagem de Deus através de Jeremias é um lembrete de que devemos prestar atenção às palavras de Deus e nos arrepender de nossos pecados. Se não o fizermos, podemos enfrentar as consequências de nossas ações, assim como aconteceu com Jeoaquim e seu povo.

Versões

31

Eu o castigarei, bem como a sua descendência e os seus servos, por causa da iniquidade deles. Sobre ele, sobre os moradores de Jerusalém e sobre o povo de Judá farei cair todo o mal que tenho falado contra eles, sem que me ouvissem."

31

Castigarei você, os seus descendentes e as suas autoridades por causa dos pecados de vocês todos. Nem você nem o povo de Jerusalém e de Judá se importaram com os meus avisos. Por isso, farei cair sobre todos vocês a desgraça que prometi.