Jeremias 36:3
Talvez, quando o povo de Judá souber de cada uma das desgraças que planejo trazer sobre eles, cada um se converta de sua má conduta e eu perdoe a iniqüidade e o pecado deles".
Significado de Jeremias 36:3
Jeremias, um profeta de Deus.
A passagem se refere ao período em que o rei Jeoaquim governava Judá e Jeremias profetizava a queda de Jerusalém.
Desgraças se refere às consequências negativas que viriam sobre o povo devido à sua desobediência a Deus.
Deus planeja trazer desgraças sobre o povo de Judá como um castigo por sua desobediência e idolatria.
As desgraças são uma consequência natural da má conduta do povo, que se afastou de Deus e seguiu seus próprios caminhos.
Converter-se significa voltar para Deus e seguir seus mandamentos.
O perdão de Deus está condicionado à conversão do povo, pois é necessário que eles se arrependam de seus pecados e voltem para Deus.
Iniüidade se refere a uma injustiça ou maldade intencional.
Pecado é uma transgressão da lei de Deus, que pode ser intencional ou não.
Essa passagem se relaciona com a mensagem geral da Bíblia, que enfatiza a importância da obediência a Deus e a necessidade de arrependimento e perdão.
Explicação de Jeremias 36:3
A esperança de conversão e perdão em meio à desgraça iminente
O versículo em questão é uma passagem do livro de Jeremias, um dos profetas do Antigo Testamento da Bíblia. Nessa parte da história, Jeremias recebeu uma mensagem de Deus para escrever todas as palavras que Ele lhe havia dito em um rolo de pergaminho. Esse rolo seria lido para o povo de Judá, a fim de alertá-los sobre as consequências de seus pecados e infidelidades.
Jeremias então convocou Baruque, seu escriba, para escrever as palavras de Deus no rolo. Depois disso, Jeremias pediu a Baruque que lesse o rolo para o povo no templo de Deus, em um dia de jejum. Baruque fez como Jeremias ordenou e leu todas as palavras do rolo para o povo, que ficou assustado e temeroso diante das ameaças divinas.
Algumas pessoas, porém, foram até o palácio do rei Jeoaquim para contar-lhe sobre o rolo e seu conteúdo. O rei, ao ouvir as palavras, mandou buscar o rolo e mandou queimá-lo no fogo, sem se importar com o que Deus havia dito. Jeremias, então, escreveu novamente todas as palavras de Deus no rolo, com algumas adições, e Baruque leu novamente para o povo.
Nesse contexto, surge o versículo em questão. Deus diz a Jeremias que talvez, quando o povo souber de todas as desgraças que Ele planeja trazer sobre eles, cada um se converta de sua má conduta e Ele perdoe a iniqüidade e o pecado deles. É uma mensagem de esperança em meio à iminência do castigo divino, uma oportunidade para que o povo se arrependa e mude de vida.
Infelizmente, o rei Jeoaquim e muitos outros líderes e pessoas do povo não se arrependeram, e a desgraça se abateu sobre Judá. O rei morreu e seu filho, Joaquim, foi levado cativo para a Babilônia, juntamente com muitos outros habitantes de Jerusalém. O templo de Deus foi destruído e a cidade ficou em ruínas.
No entanto, a mensagem de Jeremias e o versículo em questão não foram em vão. Algumas pessoas se arrependeram e voltaram-se para Deus, como o profeta Daniel e seus amigos, que foram levados cativos para a Babilônia. E, mais tarde, quando o povo de Judá voltou do exílio, reconstruiu o templo e a cidade, e restaurou sua aliança com Deus.
Assim, a história da referência bíblica Jeremias 36:3 é uma mensagem de esperança em meio à desgraça, uma oportunidade para que as pessoas se arrependam e mudem de vida antes que seja tarde demais. É um convite para que cada um de nós reflita sobre nossas próprias condutas e busque a Deus enquanto ainda há tempo.
Versões
Talvez os da casa de Judá ouçam todo o mal que eu estou planejando fazer-lhes e venham a converter-se cada um do seu mau caminho, e eu lhes perdoe a iniquidade e o pecado.
O povo de Judá vai ficar sabendo de toda a destruição que estou pensando fazer cair sobre eles. Aí talvez todos abandonem os seus maus caminhos, e eu perdoarei a maldade e os pecados deles.