Jeremias 36:27
Depois que o rei queimou o rolo que continha as palavras que Jeremias ditou e Baruque escreveu, o Senhor dirigiu esta palavra a Jeremias:
Significado de Jeremias 36:27
O rei queimou o rolo porque não gostou das palavras que estavam escritas nele e não queria ouvir a mensagem de Deus.
O rei teve acesso ao rolo porque Baruque o leu em voz alta na presença do rei e dos seus oficiais.
O rei não se arrependeu de suas ações porque estava determinado a seguir o seu próprio caminho e não queria ouvir a palavra de Deus.
Depois que o rolo foi queimado, Jeremias e Baruque foram forçados a se esconder para evitar a prisão e a morte.
Deus falou novamente com Jeremias para encorajá-lo e dar-lhe uma nova mensagem para o povo de Judá.
Deus disse a Jeremias para escrever novamente todas as palavras que estavam no rolo queimado e acrescentar mais algumas palavras de julgamento contra o rei e o povo de Judá.
O propósito de Deus ao falar novamente com Jeremias era reafirmar a sua mensagem de julgamento e oferecer uma oportunidade para o arrependimento.
Jeremias reagiu à palavra de Deus obedecendo e escrevendo novamente todas as palavras que estavam no rolo queimado.
O rei foi punido por Deus por sua desobediência e morreu pouco tempo depois.
A mensagem principal de Jeremias 36:27 é que Deus é fiel à sua palavra e não permitirá que a desobediência e a rebelião passem impunes.
Explicação de Jeremias 36:27
O triste destino do pergaminho que continha as palavras proféticas
Jeremias, o profeta do Senhor, recebeu uma mensagem divina para ser registrada em um pergaminho. Ele ditou as palavras e Baruque, seu escriba, as escreveu. O rei Jeoaquim, porém, não gostou do que leu e, enfurecido, mandou queimar o pergaminho. Mas o Senhor não deixou que sua palavra fosse destruída.
Jeremias foi um dos profetas mais importantes de Israel, tendo vivido no século VI a.C., durante o período da queda do reino de Judá. Ele recebeu muitas mensagens de Deus para o povo de Israel, alertando-o sobre a necessidade de se arrepender e voltar para o caminho da justiça. Em uma dessas ocasiões, o Senhor ordenou que Jeremias escrevesse em um pergaminho todas as palavras que havia falado a ele a respeito de Israel, de Judá e das nações vizinhas.
Jeremias, por sua vez, ditou as palavras a Baruque, seu escriba, que as escreveu no pergaminho. Quando o pergaminho ficou pronto, Jeremias ordenou que Baruque o lesse em público, no templo do Senhor, diante de todo o povo que ali se reunia. As palavras eram duras e ameaçadoras, mas também continham uma mensagem de esperança para aqueles que se arrependessem e voltassem para Deus.
No entanto, quando o rei Jeoaquim ouviu falar do pergaminho, ficou furioso. Ele mandou buscar o rolo e, assim que o leu, ordenou que fosse queimado. Mas o Senhor não permitiu que sua palavra fosse destruída. Ele ordenou a Jeremias que escrevesse novamente todas as palavras que havia falado a ele, desde o início, e que acrescentasse uma mensagem adicional ao rei Jeoaquim, dizendo que ele seria punido por sua desobediência.
Jeremias, então, ditou novamente todas as palavras a Baruque, que as escreveu em um novo pergaminho. E o Senhor acrescentou uma mensagem adicional, dizendo que Jeoaquim seria punido por sua desobediência e que sua descendência não reinaria mais em Judá. O novo pergaminho foi lido em público, no templo do Senhor, diante de todo o povo que ali se reunia.
O pergaminho queimado por Jeoaquim, portanto, não foi o fim da palavra do Senhor. Ele continuou a falar a Jeremias e a escrever suas palavras, para que fossem preservadas para as gerações futuras. E essa história nos ensina que a palavra de Deus é mais forte do que qualquer poder humano e que, mesmo quando parece que ela foi destruída, ela sempre ressurge, mais forte e mais poderosa do que nunca.
Versões
Depois que o rei havia queimado o rolo com as palavras ditadas por Jeremias e escritas por Baruque, a palavra do Senhor veio a Jeremias, dizendo:
Depois que o rei Jeoaquim queimou o rolo que eu havia ditado a Baruque, o Senhor Deus me disse