Jeremias 34:20
sim, eu os entregarei nas mãos dos inimigos que desejam tirar-lhes a vida. Seus cadáveres servirão de comida para as aves e para os animais.
Significado de Jeremias 34:20
O autor da passagem bíblica de Jeremias 34:20 é o profeta Jeremias.
O contexto histórico da passagem é o cerco de Jerusalém pelos babilônios.
Os inimigos mencionados na passagem são os babilônios.
Deus entregaria o povo nas mãos dos inimigos como punição por sua desobediência e idolatria.
"Tirar-lhes a vida" significa matar o povo.
As aves e os animais simbolizam a destruição e a desolação causadas pela guerra.
A mensagem principal da passagem é que a desobediência a Deus leva à destruição e à morte.
A passagem se relaciona com outras passagens bíblicas que falam sobre a punição divina por causa da desobediência.
A relevância da passagem para os dias atuais é que ainda hoje devemos obedecer a Deus para evitar a destruição e a morte.
Podemos aplicar a mensagem da passagem em nossas vidas buscando obedecer a Deus em todas as áreas da nossa vida e evitando a idolatria e a desobediência.
Explicação de Jeremias 34:20
O terrível destino dos que desobedecem a Deus
Em Jeremias 34:20, encontramos uma das passagens mais sombrias da Bíblia. Nela, Deus adverte o povo de Judá sobre as consequências de sua desobediência: ser entregue nas mãos de seus inimigos e ter seus corpos devorados por animais e aves.
A história por trás deste versículo começa com o rei Zedequias, que havia feito um pacto com o povo de Jerusalém para libertar todos os escravos hebreus. No entanto, depois de algum tempo, ele voltou atrás em sua palavra e forçou os escravos a voltarem para a escravidão.
Deus, que sempre se preocupa com os oprimidos, enviou Jeremias para repreender o rei e o povo por sua desobediência. Ele os avisou que, se não libertassem seus escravos, seriam entregues nas mãos de seus inimigos e sofreriam uma morte terrível.
Infelizmente, o povo não deu ouvidos à Jeremias e continuou a desobedecer a Deus. Como resultado, o exército babilônico invadiu Jerusalém e destruiu a cidade. Muitos foram mortos durante o cerco, e aqueles que sobreviveram foram levados para o exílio na Babilônia.
Mas a punição de Deus não parou por aí. Aqueles que haviam sido escravos e depois forçados a voltar para a escravidão foram especialmente amaldiçoados. Como Jeremias havia profetizado, seus corpos foram deixados para serem devorados por animais e aves.
Esta história serve como um lembrete poderoso de que Deus leva a sério a justiça social e a liberdade dos oprimidos. Aqueles que se recusam a seguir seus mandamentos e tratar os outros com justiça e compaixão acabarão sofrendo as consequências de sua desobediência.
Embora a história de Jeremias 34:20 seja sombria, ela também nos lembra que Deus é um Deus de amor e misericórdia. Mesmo quando somos desobedientes, ele nos oferece a chance de nos arrependermos e mudarmos nossos caminhos. Se seguirmos seus mandamentos e tratarmos os outros com amor e respeito, podemos evitar o terrível destino que aguardava o povo de Judá.
Versões
eu os entregarei nas mãos de seus inimigos e nas mãos dos que procuram tirar-lhes a vida, e os cadáveres deles servirão de alimento às aves dos céus e aos animais selvagens.
Por isso, eu os entregarei aos seus inimigos que os querem matar, e os corpos deles serão comidos pelas aves e pelos animais selvagens.