Jeremias 33:13

13

Tanto nas cidades dos montes, da Sefelá, do Neguebe e do território de Benjamim, como nos povoados ao redor de Jerusalém e nas cidades de Judá, novamente passarão ovelhas sob as mãos daquele que as conta’, diz o Senhor.

Jeremias 33:13

Significado de Jeremias 33:13

"Ovelhas" é uma metáfora para o povo de Deus.

"Aquele que as conta" é Deus.

"Cidades dos montes" se refere a cidades localizadas nas montanhas de Judá.

"Sefelá" se refere a uma região de colinas e vales no centro de Israel.

"Neguebe" se refere a uma região desértica no sul de Israel.

"Território de Benjamim" se refere a uma região montanhosa no centro de Israel.

"Povoados ao redor de Jerusalém" se refere a cidades e vilas nos arredores de Jerusalém.

"Cidades de Judá" se refere a cidades localizadas no antigo reino de Judá.

A mensagem geral desta passagem bíblica é que Deus restaurará o povo de Judá e permitirá que eles prosperem novamente.

Esta passagem bíblica se relaciona com outras passagens bíblicas sobre ovelhas, como o Salmo 23 e João 10:11-18, que falam sobre Deus como um pastor que cuida de seu rebanho.

Explicação de Jeremias 33:13

A promessa de restauração das ovelhas perdidas

No livro de Jeremias, encontramos uma promessa de restauração para o povo de Judá. Deus fala através do profeta e diz que, apesar da destruição que viria sobre Jerusalém, Ele ainda cuidaria do Seu povo. O versículo em questão é uma parte dessa promessa, onde Deus diz que as ovelhas voltariam a pastar nas cidades e povoados de Judá.

Para entender melhor o contexto dessa promessa, precisamos voltar um pouco no tempo. Jeremias era um profeta que viveu durante o reinado de Josias, Jeoaquim e Zedequias, reis de Judá. Ele foi chamado por Deus para anunciar a destruição que viria sobre Jerusalém e o exílio do povo para a Babilônia, caso não se arrependessem de seus pecados e voltassem para Deus.

Infelizmente, o povo não ouviu a mensagem de Jeremias e continuou a viver em pecado e rebeldia. Como resultado, Jerusalém foi destruída pelos babilônios em 586 a.C. e o povo foi levado cativo para a Babilônia. Mas mesmo em meio a essa tragédia, Deus não abandonou o Seu povo.

No capítulo 33 de Jeremias, Deus fala sobre a restauração que viria após o exílio. Ele promete que as cidades de Judá seriam reconstruídas e que o povo voltaria a viver em paz e segurança. E é nesse contexto que encontramos o versículo em questão, onde Deus promete que as ovelhas voltariam a pastar nas cidades e povoados de Judá.

Essa imagem de ovelhas pastando é muito significativa na Bíblia. As ovelhas são animais frágeis e dependentes do pastor para sobreviver. Elas representam o povo de Deus, que precisa do cuidado e proteção do seu Pastor Celestial. E ao prometer que as ovelhas voltariam a pastar nas cidades de Judá, Deus estava dizendo que cuidaria do Seu povo e restauraria a sua segurança e prosperidade.

Essa promessa de restauração não se cumpriu imediatamente após o exílio. Na verdade, o povo de Judá ainda passou por muitas dificuldades e perseguições nos séculos seguintes. Mas essa promessa continuou a ser uma fonte de esperança e consolo para o povo de Deus, que confiava na fidelidade do seu Pastor Celestial.

Hoje, como cristãos, também podemos nos apropriar dessa promessa de restauração. Assim como o povo de Judá, também passamos por momentos difíceis e desafiadores em nossas vidas. Mas podemos confiar que o nosso Deus é fiel e que Ele cuida de nós como um bom Pastor cuida das suas ovelhas. E assim como as ovelhas voltaram a pastar nas cidades de Judá, também podemos ter a certeza de que Deus nos restaurará e nos conduzirá em segurança até o fim.

Versões

Bíblia NAA
13

Nas cidades da região montanhosa, nas cidades da Sefelá, nas cidades do Sul, na terra de Benjamim, nos arredores de Jerusalém e nas cidades de Judá, ainda passarão os rebanhos pelas mãos de quem os conte, diz o Senhor .

Bíblia NTLH
13

Os pastores ainda contarão as suas ovelhas nas cidades das montanhas, nas cidades das planícies de Judá e da região sul, na terra de Benjamim, nos povoados em volta de Jerusalém e nas cidades de Judá. Eu, o Senhor , estou falando.