Jeremias 31:20

20

Não é Efraim o meu filho querido? O filho em quem tenho prazer? Cada vez que eu falo sobre ele, mais intensamente me lembro dele. Por isso o meu coração por ele anseia; tenho por ele grande compaixão", declara o Senhor.

Jeremias 31:20

Significado de Jeremias 31:20

Efraim é uma das tribos de Israel, descendente de José.

Deus considera Efraim seu filho querido porque ele é parte do povo escolhido por Deus.

Ter prazer em Efraim significa que Deus tem um amor especial por ele.

Deus se lembra intensamente de Efraim porque ele é importante para a história de Israel.

O coração de Deus anseia por Efraim porque ele deseja que seu povo seja fiel e obediente.

Deus sente grande compaixão por Efraim porque ele é um pai amoroso que se preocupa com seus filhos.

Deus declara ter grande compaixão por Efraim porque ele é um Deus misericordioso e compassivo.

Efraim teve um papel importante na história de Israel, sendo uma das tribos mais influentes.

A passagem de Jeremias 31:20 se relaciona com outras passagens que falam sobre o amor e a compaixão de Deus por seu povo.

Podemos aprender que Deus é um pai amoroso que se preocupa com seus filhos e deseja que eles sejam fiéis e obedientes.

Explicação de Jeremias 31:20

A história do amor incondicional de Deus por seu povo

Há muitos versículos na Bíblia que falam sobre o amor de Deus por seu povo, mas Jeremias 31:20 é um dos mais emocionantes. Neste versículo, Deus fala sobre seu amor por Efraim, um dos filhos de José e um dos líderes das tribos do norte de Israel. Efraim era conhecido por sua rebeldia e infidelidade, mas mesmo assim Deus o amava profundamente.

A história por trás deste versículo começa com a divisão do reino de Israel em dois: o reino do norte, liderado pelas tribos de Efraim e Manassés, e o reino do sul, liderado pela tribo de Judá. O reino do norte, também conhecido como Israel, era frequentemente infiel a Deus e se voltava para outros deuses. Efraim, como líder deste reino, era um dos principais culpados por esta infidelidade.

Apesar disso, Deus não desistiu de Efraim e do povo de Israel. Ele continuou a falar com eles através de seus profetas, incluindo Jeremias. Neste versículo em particular, Deus fala sobre seu amor por Efraim e como ele anseia por ele. Ele diz que sempre que pensa em Efraim, seu coração se enche de compaixão.

Este versículo é um lembrete poderoso de que Deus ama seu povo incondicionalmente, independentemente de suas falhas e infidelidades. Ele está sempre pronto para perdoar e acolher aqueles que se voltam para ele. Efraim pode ter sido um líder infiel, mas Deus ainda o amava e desejava o melhor para ele.

Hoje, podemos aplicar esta mensagem a nossas próprias vidas. Não importa o quão longe tenhamos nos afastado de Deus, ele ainda nos ama e deseja o melhor para nós. Ele está sempre pronto para nos perdoar e nos acolher de volta em seus braços. Que possamos lembrar deste amor incondicional de Deus e nos voltarmos para ele em todas as circunstâncias.

Versões

Bíblia NAA
20

"Não é Efraim o meu filho querido, o filho das minhas delícias? Pois sempre que falo contra ele, lembro dele com ternura. Por isso, o meu coração se comove por ele, e dele certamente me compadecerei", diz o Senhor .

Bíblia NTLH
20

“Povo de Israel, você é o meu filho querido, o filho que eu mais amo. Sempre que digo o seu nome, penso em você com amor. O meu coração se comove, e eu certamente terei misericórdia de você. Sou eu, o Senhor , quem está falando.