Jeremias 3:5

5

ficarás irado para sempre? Teu ressentimento permanecerá até o fim? ’ É assim que você fala, mas faz todo o mal que pode. "

Jeremias 3:5

Significado de Jeremias 3:5

O profeta Jeremias está falando nesta passagem bíblica.

A pergunta é dirigida a Deus.

O contexto desta passagem bíblica é a infidelidade do povo de Israel em relação a Deus.

"Ressentimento" significa o sentimento de mágoa ou raiva que Deus sente em relação à infidelidade do povo de Israel.

O "mal" mencionado nesta passagem bíblica é a infidelidade do povo de Israel em relação a Deus.

A mensagem principal desta passagem bíblica é que Deus é um Deus justo e que não tolera a infidelidade.

A ira de Deus é resultado do ressentimento que Ele sente em relação à infidelidade do povo de Israel.

Esta passagem bíblica nos ensina que Deus é um Deus justo e que não tolera a infidelidade.

Podemos aplicar esta passagem bíblica em nossas vidas, buscando ser fiéis a Deus e evitando a infidelidade.

Esta passagem bíblica é importante para a nossa fé cristã, pois nos ensina sobre a natureza de Deus e nos lembra da importância da fidelidade em nossa relação com Ele.

Explicação de Jeremias 3:5

A história por trás da pergunta sobre a ira divina e a maldade humana

Há um versículo na Bíblia que questiona a ira divina e a maldade humana. Ele começa com uma pergunta: "Ficarás irado para sempre? Teu ressentimento permanecerá até o fim?" Essa indagação é seguida por uma acusação: "É assim que você fala, mas faz todo o mal que pode." Essa referência bíblica é encontrada no livro de Jeremias, capítulo 3, versículo 5.

O livro de Jeremias é uma coleção de profecias e lamentações escritas pelo profeta Jeremias, que viveu em Judá durante o século VI a.C. Ele foi chamado por Deus para alertar o povo de Judá sobre a iminente destruição de Jerusalém e a consequente deportação para a Babilônia. Jeremias também foi encarregado de denunciar a idolatria e a corrupção que havia se espalhado entre o povo de Deus.

No capítulo 3, Jeremias usa uma metáfora para descrever a infidelidade de Judá em relação a Deus. Ele compara a nação a uma prostituta que se vendeu para outros deuses e se afastou do seu verdadeiro amante. Jeremias lamenta a traição de Judá e pede que o povo se arrependa e volte para Deus.

É nesse contexto que surge a pergunta sobre a ira divina e a maldade humana. Jeremias está questionando se Deus vai continuar irado com Judá para sempre, ou se há alguma esperança de reconciliação. Ele também está apontando a hipocrisia do povo, que fala de arrependimento e amor a Deus, mas continua praticando o mal.

Essa pergunta é relevante não apenas para o contexto histórico de Judá, mas também para a nossa vida pessoal. Quantas vezes nós nos arrependemos de nossos pecados, mas continuamos a praticá-los? Quantas vezes pedimos perdão a Deus, mas não perdoamos os outros? Quantas vezes falamos de amor e justiça, mas agimos com egoísmo e injustiça?

A resposta de Deus a essa pergunta é encontrada em todo o livro de Jeremias. Deus é um Deus de amor e misericórdia, mas também é um Deus de justiça e santidade. Ele não pode tolerar o pecado e a idolatria, mas está sempre disposto a perdoar e restaurar aqueles que se arrependem de coração.

No final do livro de Jeremias, há uma promessa de um novo pacto entre Deus e o seu povo. Esse pacto não será escrito em tábuas de pedra, mas no coração de cada pessoa. Será um pacto de amor e fidelidade, que transformará o povo de Deus e o levará de volta à sua terra e à sua presença.

Assim, a pergunta sobre a ira divina e a maldade humana não é apenas uma questão teológica, mas uma questão existencial. Ela nos leva a refletir sobre a nossa relação com Deus e com os outros, e nos desafia a buscar a reconciliação e a justiça em todas as áreas da nossa vida.

Versões

Bíblia NAA
5

Conservarás para sempre a tua ira? Ou a reterás até o fim?’ Sim, isso é o que você diz, mas comete maldade até não poder mais."

Bíblia NTLH
5

Tu não ficarás com raiva de mim para sempre.” Povo de Israel, foi isso o que você disse, mas continuou fazendo todo mal que podia.